Em 2016, Ed O’Brien, guitarrista do Radiohead, falou à emissora britânica BBC Radio 6 que estava produzindo seu primeiro disco solo. E mais: informou também que o álbum foi inspirado pela vivência que ele teve aqui no Brasil (em 2012, ele morou com sua família em São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo).
– Curiosamente, [a inspiração pro disco] começou no Brasil. As crianças nasceram em 2004 e 2006. E eu disse pros caras [do Radiohead], em cinco anos, eu e minha mulher vamos morar no Brasil por um ano. Eu não quero atrapalhar nada, mas isso é algo que nós temos que fazer. Não sintam-se como se vocês não pudessem fazer um disco. Façam o disco sem mim, se eu puder chegar depois, tudo bem… Eu tinha certeza absoluta de que já tinha tido tantas aventuras com essa banda, e eu queria ter uma aventura com minha família.
O’Brien seguiu:
– Nós fomos morar no meio do interior brasileiro, moramos em uma pequena fazenda em uma cabana do tamanho dessa sala ao lado. A vida era muito simples. As crianças iam à escola local. Ninguém sabia falar inglês, então eles pegaram a linguagem das brincadeiras, e coisas assim. E a vida foi reduzida às coisas simples. Para mim, era só música e minha família. E eu ia todo dia caminhar nas colinas até uma pequena cabana ao lado de um lago, e começava a escrever. E eu levei todo um equipamento – porque Thom [Yorke] disse, “você é muito bom nisso, faz tudo aquilo no ProoTools”.
Em 2017, O’Brien falou sobre o Brasil novamente, dessa vez à revista Esquire, reforçando que o seu disco foi inspirado pela experiência de ter ido ao Carnaval do Rio de Janeiro.
Pois bem, agora, saiu o primeiro single solo de Ed O’Brien. Chamada “Santa Teresa”, a faixa instrumental checou sem maiores informações oficiais. Por enquanto, sabe-se o disco solo de Ed O’Brien foi produzido por Flood e Catherine Marks e reúne músicos como Omar Hakim (baterista que tocou em “Let’s Dance”, de David Bowie), Dave Okumu (guitarrista da banda The Invisible) e o baixista Nathan East. Já O’Brien assumiu os violões, guitarras e baixos de algumas faixas.
Ainda que a sonoridade do single não aponte uma conexão direta ao que convencionalmente se imagina de música brasileira, o seu título em português (que remete a um famoso bairro carioca) parece confirmar tudo que o guitarrista havia dito sobre o disco.
Ouça abaixo: