Exclusivo | A dança da dúvida no clipe de “Tropeço”, de Thiago Ramil

27/04/2020

Powered by WP Bannerize

Ariel Fagundes

Por: Ariel Fagundes

Fotos: Reprodução

27/04/2020

Um convite à contemplação da beleza do incerto e das poéticas da dúvida. A composição de “Tropeço”, de Thiago Ramil e Duda Brack, já remetia a esse sentimento quando foi lançada no segundo disco de Thiago, EmFrente (2018). Agora, os sentidos são intensificados pelo clipe da faixa, que acaba de sair e você confere com exclusividade abaixo.

Dirigido por Guilherme Becker, o clipe trabalha com uma imagem tão simples quanto potente. Basicamente, tudo gira em torno da dançarina Julia Leindecker, que desenha passos trôpegos e sensíveis entre fileiras de ovos dispostos sobre paralelepípedos. “A ideia do vídeo nasceu de uma fotografia que vi em Buenos Aires”, conta o diretor. “A coreografia foi toda de improviso, com a Julia Leindecker se virando pra não quebrar nenhum ovo e ainda inventar um jeito de representar o sentimento da letra através da dança”, diz Guilherme. 

*

Thiago Ramil conta que sentiu de imediato um alinhamento entre o sentido da música e a tradução audiovisual criada. “Para mim, o clipe retrata e interpreta de maneira muito sensível a música”, diz:

– A imagem da Julia Leindecker dançando entre ovos é super provocativa. Uma dança realizada na esquiva, gerando um desequilibro e uma incerteza em seu passo, instigando-a à tropeços. Esse passo ressabiado, cuidadoso e incerto acaba por desestabilizar o corpo e aumenta sua chance do tropeço. Soma-se de maneira pontual ao cenário a imagem dos ovos – um objeto frágil, que necessita de cuidado, que se deve evitar quebrar -, que convoca um passo ainda mais hesitante, cuidadoso. O passo esquivo da Julia, aos muitos ovos que a cercam, torna seu corpo hesitante, “tropeçante”. É justamente a postura esquiva do sujeito, defensivo aos seus próprios tropeços, que o faz cair nas suas próprias armadilhas.

Composta em parceria com a cantora Duda Brack, que também participa cantando na faixa, “Tropeço” é um registro da relação de longa data que eles têm. “Em cima dos versos da Duda, criei alguns versos que foram recriados pela Duda, que foram revertidos por mim, que foram revistados pela Duda e recriados por nós”, diz Thiago, explicando que a composição foi feita trocando mensagens com a artista pelo WhatsApp. “Uma curiosidade é que eu e a Duda estudamos na mesma escola. Agora, com toda distância geográfica, compomos juntos essa canção. Enfim, hoje, em tempos de isolamento social, estamos relativizando ainda mais as distâncias e nos aproximando através dos meios virtuais. Essa parceria é um bom exemplo disso”.

Após “Clareira Criada”, “Tropeço” é a segunda faixa de EmFrente que ganha um clipe. Aproveite o período de isolamento social (#fiqueemcasa) para também ver o outro vídeo e ouvir o disco completo de Thiago Ramil abaixo.

Tags:, , , , , ,

27/04/2020

Editor - Revista NOIZE // NOIZE Record Club // noize.com.br
Ariel Fagundes

Ariel Fagundes