João Capdeville é um nome que está no radar da cena independente há um certo. O cantor e compositor carioca deixou boas impressões no seu EP Pausa lá em 2014. Menos intimista e com o olhar maturado para si, sua obra e suas temáticas, ele se prepara para o lançamento de seu debut homônimo e aquece os motores com o single “O Mundo Vai Girar pt. II”, que você confere com exclusividade aqui pela NOIZE.
O som, que abre o disco, conecta-se diretamente com a faixa “O Mundo Vai Girar”, de Pausa, e sintetiza o processo de reflexão e de novos olhares, como conta João: “Pra mim elas são, na verdade, parte de uma mesma canção, tem origem num mesmo sentimento. Ela parte da necessidade de se desprender do outro”, diz. “Na primeira, o impacto de estar diante do desapego me causa um enorme vazio, me entristece, e é isso que divido na canção. Já em “O mundo vai girar pt. II”, há um certo cinismo, um certo desdém pela questão. Eu reconheço o problema do qual falei na primeira, mas já não me importo. A primeira canção e uma ferida aberta. A segunda não é simplesmente a inexistência da ferida, mas ela está cicatrizada”, conclui.
O exercício de revisitar-se, lírica e sonoramente, é influenciado pela experiência que guia o novo disco: uma viagem de três meses pela América do Sul. As canções nascem nesse processo, escritas entre viagens, encontros e desencontros territoriais e pessoais. “O diálogo entre o que sou e o que sinto com o que eu experimentei nessa viagem construiu as canções de forma orgânica”, afirma João. “O disco traz o que sempre senti no meu lugar de origem – na minha vivência no Rio – sob uma perspectiva de outro lugar – meu eu daqui visto por um eu meu que tava solto por aí. Como se as cidades por onde passei tivessem desvendado meus sentimentos, revelado eles dentro de uma nova atmosfera, e essa é a atmosfera que acabou”, sintetiza.
João Capdeville chega aos streamings no próximo dia 20 e conta com a produção de Patrick Laplan e a parceria dos músicos Jr Tostoi, Gabriel Ventura (ex Ventre), Pacheco (Baleia) e participação de Caio Prado. A direção do clipe é de Fernando Neumayer e Luís Martino.
Aperte o player “O Mundo Vai Girar” na sequência: