_por Tathianna Nunes
No último final de semana, encontrei Fabiana Batistela no Recife, criadora da agência Inker que há 10 anos transforma sonhos em realidade. A garota estava na capital pernambucana acompanhando a banda americana Nada Surf que iria se apresentar em um festival local. Levamos o grupo para almoçar no meu restaurante preferido na cidade, o Mingus de Nicola Sultanum, mesmo que recebeu Teenage Fanclub, Jens Lekman, Dinosaur Jr, entre vários outros artistas que o Coquetel Molotov trabalhou.
A conversa foi ótima e deixamos o Mingus com o compromisso de realizar novas parcerias (yeah, aguardem porque se nossos planos derem certo será maior que o pipoco do hipopocaré azul). Além de conversa de garotas (conselho: sempre coloquem uma mulher na produção… homens não ligam para uns detalhes que parecem pequenos mas são tão importantes quanto passar som), fiz umas perguntinhas para conhecer melhor o trabalho de Fabiana. Ela é fera demais!
Como foi fazer uma turnê com Thurston?
Foi corrida, como todas. 😉
Sou fã do Sonic Youth desde sempre. Em junho do ano passado, me encontrei com o agente do Thurston Moore em Nova York e ele me falou sobre uma possível turnê na America do Sul no primeiro semestre de 2012. Acabou rolando e eu abracei na hora a parte do Brasil. Foi tudo feito em pouco mais de um mês, do fechamento de contrato à realização dos shows. Tudo bem corrido. Mas o resultado é sempre compensador. Thurston é um gigante. Alto, presença marcante em qualquer momento, e um monstro no palco. Fala pouco, mas fala o necessário e é muito gentil com todos. Só acompanhei o show de São Paulo no Cine Jóia, que foi lindo e tudo aconteceu muito tranquilamente! (a equipe do Jóia é ótima, by the way). Recebemos muitos emails emocionados de fãs de Porto Alegre e do Rio de Janeiro, que amaram o show. Então, acho que foi um sucesso!
Quanto tempo você trabalha como produtora?
A Inker completa 10 anos agora em maio de 2012. Ou seja, tenho 10 anos de Inker. Antes disso, já fazia alguns shows independentes… acho que desde 1996 eu invento coisas desse tipo…
Quais são as maiores dificuldades?
São muitas. Mas eu diria que hoje em dia ainda temos muita dificuldade com fornecedor. São poucos os que cumprem prazo, fazem um trabalho bem feito. Quando a gente encontra alguém bacana, a gente não larga mais.
Uma equipe boa também é fundamental. Sem profissionais excelentes do seu lado, você não vai a lugar nenhum. A minha equipe é sensacional, mas demorou pra eu conseguir descobrir e juntar essa galera.
Tem muita gente no mercado hoje querendo ser produtor de bandas internacionais e muitos festivais grandes.
Por um lado é incrível, pois movimenta e desenvolve o mercado, por outro, inflaciona o cachê dos artistas.
Enfim.. tem várias outras dificuldades…
Qual foi o artista mais gente boa que você já trabalhou?
Em primeiro lugar, empatados, estão: Nada Surf, Pixies, Gruff Rhys, Mudhoney, MC5 e Superchunk. Alguns desses viraram amigos próximos. Flip Grater, Eagles of Death Metal, Hives, metade do Weezer, Raveonettes e Cardigans também merecem estrelinha.
E o mais complicado?
Yann Tiersen sem sombra de dúvidas. Trouxemos ele pra Virada Cultural Paulista em 2010. Ele deveria estar passando por algum problema sério, porque o nível de estresse do cara era inaceitável. Mal educado, grosso, e fazia exigências do tipo: tirem todos os assentos deste teatro. Evan Dando também deu muito trabalho, mas hoje a gente se diverte com as histórias dele.
Quais são os próximos projetos deste ano?
Turnê do Nada Surf, de 22/04 a 05/05 – 7 cidades no Brasil + Buenos Aires.
Depois tem a linda da Nadéah, ex-Nouvelle Vague, dia 04/05 no Cine Jóia. Man… Or Astroman? Dia 10/05 no Cine Jóia. O Frances Ben L’Ocle Soul em junho. Pro segundo semestre, ainda não podemos confirmar nada, mas tem muita coisa sendo negociada!
Aceita currículo? Kkk
Vc não precisa nem mandar currículo, ta contratada!!!! 😉
Para novidades da Inker – www.inker.art.br.
@tathiannanunes É produtora, jornalista, libriana e apaixonada pelo Santa Cruz. Capixaba, mora em Recife há 12 anos, onde começou o Coquetel Molotov.