No dia 14 de janeiro, a partir das 16h, a Fundação Iberê Camargo realiza a primeira exibição do documentário Torquato Neto – Todas as Horas do Fim, em Porto Alegre. A película premiada como melhor filme no Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo e melhor edição, trilha sonora e prêmio especial do júri no Fest Aruanda foi dirigida por Eduardo Ades e Marcus Fernando. O documentário foi exibido pela primeira vez no ano passado.
A exibição de Torquato Neto – Todas as Horas do Fim faz parte do programa Tropicália | Geleia Geral, que é uma atividade cinematográfica paralela às exposições Vivemos na Melhor Cidade da América do Sul e Sombras no Sol, e tem curadoria de Marta Biavaschi. A sessão tem entrada franca e será comentada pelo diretor Eduardo Ades.
Torquato Neto foi um dos pensadores e letristas mais ativos da Tropicália. O parceiro de Gil, Caetano e Jards Macalé se juntou à arte marginal e radicalizou sua atuação e crítica cultural. Era um artista que fazia de tudo, atuava em múltiplas frentes: fez cinema, música e até jornalismo. Torquato foi um poeta piauiense que revolucionou e mudou os rumos da cultura brasileira na década de 60. Aos 28 anos, Torquato Neto cometeu suicídio e sua morte abalou drasticamente o cenário cultural.
Assista abaixo o trailer de Torquato Neto – Todas as Horas do Fim: