Jack White, Daft Punk, Madonna, Arcade Fire, Kanye West, Rihanna… Esses são só alguns dos músicos que estão apoiando o novo projeto do Jay Z: o Tidal. O rapper está lançando esse serviço de streaming que promete invadir um mercado dominado pelos gigantes Spotify, Rdio e Deezer.
Enquanto seus concorrentes trabalham apenas com streaming de música, o Tidal chega com a proposta de englobar outras ferramentas, como streaming de vídeos, reconhecimento sonoro de músicas (como o aplicativo Shazam faz) e publicação de entrevistas em texto com artistas. Mas o principal diferencial anunciado é o uso da tecnologia LossLess, que afirma não perder nenhum detalhe da faixa, em comparação com a sua produção original. Para ilustrar isso, o Tidal se vangloria de utilizar arquivos de músicas com 1411 KBPS de qualidade, mais de quatro vezes maiores do que os usados pelo Spotify, Rdio e Deezer. Nesse vídeo, em inglês, tudo isso é explicado:
Neste outro vídeo promocional, os gigantes da música mundial se encontram no lançamento do Tidal. Só o Jay Z mesmo pra conseguir reunir tanta gente tão famosa na mesma sala:
Os músicos que estão no vídeo trocaram suas imagens de perfil nas redes social por uma cor azul claro e estão promovendo o serviço com a hashtag #TIDALforALL.
Together we can make music history. Show support and make your profile photo blue. Turn the tide. #TIDALforALL
— Arcade Fire (@arcadefire) March 30, 2015
Join Us. http://t.co/tFrrJRUFzb #TIDALforALL — Third Man Records (@thirdmanrecords) March 30, 2015
Together, we can turn the tide and make music history. Start by turning your profile picture blue. #TIDALforALL
— KANYE WEST (@kanyewest) March 30, 2015
Tune in NOW on http://t.co/ehfoEsytpo!!!!! #TIDALforALL — Rihanna (@rihanna) March 30, 2015
Porém, muita gente já está reclamando do preço do Tidal, acusando-o de abusivo. Como ele custa cerca de US$20/mês, bem mais do que seus concorrentes, estão repercutindo também as hashtags #AntiTidal e #TidalforNone como forma de protesto. Essa é mais uma página de uma revolução no mercado fonográfico que está longe de acabar. Aguarde os próximos capítulos…