No ano passado, a coleção Clássicos em Vinil, da Polysom, reeditou o disco homônimo que Jorge Ben lançou em 1969. Agora, essa obra histórica está ganhando uma nova edição internacional licenciada pela gravadora Phillips e vendida pela loja londrina Sounds Of The Universe (que pertence ao selo inglês Soul Jazz). Para comprar o seu, é só vir aqui.
– Esse é um disco que incendiou uma geração inteira e ainda é provavelmente uma das fases mais copiadas da longa carreira de Ben. Contrastando com a energia cerebral da Tropicália em 1969, esse disco é muito mais visceral e pessoal, ainda que não seja mais revolucionário – afirma o comunicado oficial de lançamento da nova edição do disco.
Jorge Ben (1969) é o sexto álbum do músico e reúne vários dos maiores sucessos da sua vida, como “País Tropical”, “Cadê Tereza”, “Bebete Vãobora”, “Que Pena”, “Take It Easy My Brother Charles” e “Charles Anjo 45”. Com tantos hits, o álbum alavancou a carreira de Jorge Ben, uma vez que seu álbum anterior, O Bidú – Silêncio no Brooklin (1967), não havia sido tão bem sucedido comercialmente.
O álbum de 1969 também marcou o início da parceria entre Jorge Ben e o Trio Mocotó, grupo que também lhe acompanhou nas gravações de Força Bruta (1970), Negro é lindo (1971) e do ao vivo On Stage (1972), gravado no Japão. Erroneamente, essa nova edição gringa está sendo vendida divulgando a informação de que seria o Tamba Trio, e não o Trio Mocotó, que estivesse no disco.
Em 1971, a TV Cultura fez um programa que registra bem a parceria de Jorge Ben com o Trio Mocotó. Assista a trechos abaixo: