Rebonjour é um processo de autoconhecimento/moldura. É olhar para si mesmo. Rever o que passou. Sentir e interpretar musicalmente o todo. É se permitir embarcar na viagem pessoal de outra pessoa e encontrar/entender que estamos todos conectados. E a musica é o nosso encontro. Toda a última sexta-feira do mês um novo espaço. Um novo limite.
Venha compartilhar do invisível no mundo do sensível.
Rebonjour – Vol. 14 Efemerização
Termo cunhado por R. Buckminster Fuller, é a capacidade de avanço tecnológico para fazer “mais e mais com cada vez menos até que, eventualmente, você pode fazer tudo com nada”. A visão de Fuller era que a efemerização resultará em um eterno aumento dos padrões de vida para uma população sempre crescente apesar dos recursos finitos.
Fuller usa a linha de montagem de Henry Ford como um exemplo de como poderia a efemerização levar melhores produtos a um custo menor, sem limite superior sobre a produtividade. Fuller viu na efemerização uma tendência inevitável no desenvolvimento humano.
Francis Heylighen e Alvin Toffler escreveram que a efemerização embora possa aumentar o nosso poder para resolver problemas físicos, pode tornar os problemas não-físicos piores. De acordo com Heylighen e Toffler, aumentando a complexidade do sistema, a sobrecarga de informação tornaria difícil e estressante para as pessoas que devem controlar esses sistemas. Isso pode anular as vantagens do efemerização. A solução proposta pela Heylighen é a integração da inteligência humana, a inteligência dos computadores e os mecanismos de coordenação que dirigem um problema para o recurso cognitivo (documento, pessoa ou programa de computador) mais apto a enfrentá-lo. Isso requer um sistema de auto-organização distribuído, formado por todos os indivíduos, os computadores e os links de comunicação que os conectam. A auto-organização pode ser conseguida por meio de algoritmos. De acordo com Heylighen, o efeito é para sobrepor as contribuições de muitos agentes humanos e informáticos diferentes em um mapa coletivo que pode ligar os recursos físicos e cognitivos. O sistema de informação resultante poderia reagir de forma relativamente rápida e adaptável aos pedidos de orientação ou mudanças na situação.
Na visão de Heylighen, o sistema poderia ser alimentado freqüentemente com novas informações de seus usuários humanos inumeráveis e agentes de computador, para oferecer aos utilizadores humanos uma lista das melhores abordagens possíveis para alcançar tarefas. Heylighen acredita que essa otimização poderia ser alcançada tanto a nível do indivíduo que faz o pedido quanto ao nível da sociedade que tenta minimizar os conflitos entre os desejos dos seus diferentes membros e proteger a liberdade individual e de privacidade.
Uma mix efêmera.
Tracklist:
Golden Ratio Syrup – “A Screaming Comes Across The Sky”
Mike Vickers – “In The Beginning”
Clara Mondshine – “Die Drachentrommler”
Brion Gysin’s – “Dream Machine”
Roberto Cacciapaglia – “Sparkling World”
Bootsy Collins – “Physical Love”
Knxwledge – “So[rt]”
Ruckazoid – “X”
Mike Gao – “Vamos”
Inga Copeland – “Trample”
Mndsgn – “Adjustmnts (Sonnymoon remix)”