Ninguém mais pode ignorar as mortes em massa na Faixa de Gaza, território de constante intolerância religiosa localizado entre o Egito e Israel. Milhares de civis palestinos já foram mortos por desavenças que começaram mesmo antes de muitos deles nascerem, como no caso das crianças. Por essas e outras que artistas como Brian Eno, Krist Novoselic e Eddie Vedder devem usar a sua imagem para apoiar o fim do conflito.
Em texto publicado no site de David Byrne, Brian Eno disse que não pode mais ficar calado. Ainda mais depois de ter visto uma foto de um pai carregando um saco com seu filho morto dentro. “O nome do menino era Mohammed Khalaf al-Nawasra. Ele tinha 4 anos de idade”, conta o músico. Sua indignação cresceu com a não tomada de partido por parte dos Estados Unidos, que não concordaram com o anúncio da União Europeia de que Israel era o culpado pelo crimes de guerra na Faixa de Gaza.
Brian Eno continua: “Quanto ao Processo de Pacificação: Israel quer o Processo mas não a Pacificação. ‘O processo’ é continuar tomando terras e construir assentamentos… e quando os palestinos finalmente aparecem com seus patéticos fogos de artifício eles são derrotados pelos escudos de urânio anti-mísseis, porque Israel ‘tem o direito de se defender’ (enquanto os palestinos claramente não tem). […] Essa é a cultura que nossos impostos estão defendendo”.
A principal crítica do produtor e músico é que os Estados Unidos é o grande país que representa o ocidente, e um dos primeiros que deveria tomar partido quanto ao conflito da Faixa de Gaza. “Isso está além da política”, completa Brian Eno no texto que você lê completo clicando aqui.
E não é só Brian Eno que está se envolvendo nisso. No último dia 18, Eddie Vedder apresentou em Portugal durante seu show o cover de “Imagine”, de John Lennon. “A música mais poderosa já escrita”, segundo ele, veio junto com um discurso anti-guerra que gerou controvérsias, por Vedder culpar Israel pelo conflito. Quem saiu em defesa do amigo foi o baixista Krist Novoselic, ex-Nirvana que também falou sobre palestinos e israelenses nesse post em seu blog pessoal.
Eddie Vedder – Imagine (live in Portugal) por sheehanpaul-ie
“Palestinos e israelenses merecem paz e prosperidade. É hora de parar de repetir os velhos argumentos, dogmas e discursos de ódio”, escreveu Novoselic. Ele compara o conflito na Faixa de Gaza com o caminho que a Irlanda escolheu para lidar com os problemas do país nos anos 60 e com a ideia da Iugoslávia do século 19 que caiu por terra. “Nos dois casos, uma resolução do conflito foi sustentada pela promessa de estabilidade necessária para a prosperidade acontecer”.
O baixista ainda citou a organização islâmica Hammas e fez um balanço do que está acontecendo entre palestinos e israelenses e o nosso mundo atual, “conectado como nunca”, como Novoselic disse. “Em contraste com essa grande convergência da humanidade, Israel está construindo grandes paredes de concreto enquanto os palestinos disparam foguetes contra eles”.