A Knitting Factory Records é fascinada por Fela Kuti, assim como a gente, e resolveu relançar em parceria com Brian Eno sete discos do criador do afrobeat em vinil. O produtor é o curador do box especial e um grande fã de Fela Kuti. Não é à toa que seus dois discos lançados esse ano, Someday World e High Life, têm fortes referências do afrobeat.
É a terceira compilação de gravações do nigeriano que a gravadora lança em vinil. Os LPs do box são: London Scene (1971), Shakara (1972), Gentleman (1973), Afrodisiac (1973), Zombie (1976), Upside Down (1976) e I.T.T. (1980). Um livro com comentários do historiador e escritor de afrobeat Chris May e as letras de todas as músicas também vem junto com o box de Fela Kuti.
A pré-venda das 2 mil cópias limitadas do relançamento já está rolando e pode ser feita clicando aqui. No vídeo que você assiste abaixo, Brian Eno fala sobre Fela Kuti no lançamento de Red Hot + Fela (2013), disco com interpretações das músicas de Fela Kuti feitas por outros artistas. Eno comenta sobre a importância do nigeriano: “Fela foi uma verdadeira força para uma mudança na música”. O produtor ainda citou a presença do percussionista Tony Allen ao lado de Fela Kuti e a influência de seus batuques na música do amigo.