Africanize | A música afro em 4 discos de 2014

08/08/2014

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos:

08/08/2014

Quem ainda não bebeu da água africana, ainda fará isso. Só em 2014, pelo menos dois dos lançamentos mais esperados do ano tiveram influência do soul, do funk e dos batuques africanos. Mas não é porque a África foi referência para os quatro discos que nós reunimos aqui que eles são parecidos. Pelo contrário. Cada um desses artistas e bandas encontraram uma forma de somar a musicalidade africana ao seu próprio som.

Dois são discos de veteranos da música que tem na sonoridade afro uma inspiração muito forte e ela se traduz minimalista nos álbuns, como no caso de Brian Eno e Karl Hyde. Os outros dois discos são de bandas que ainda tem muito o que desenvolver e a referência africana é um bom começo para um som denso e gingado.

*

Dá uma olhada abaixo em quatro álbuns lançados, ou que estão para chegar, em 2014 com influências da música afro:

1. Everyday Robots, de Damon Albarn

O líder do Blur e mente genial por trás do Gorillaz é um entusiasta da música africana. Sua pesquisa musical sobre a sonoridade do país, em trabalhos como Mali Music e Africa Express, aparecem no disco. A faixa “Mr. Tembo” é a que apresenta mais diretamente as referências africanas. Recentemente, Albarn participou da canção “Go Back”, que fará parte do próximo álbum de um dos fundadores do afrobeat, Tony Allen.

2. High Life, de Brian Eno e Karl Hyde

A música africana foi tão inspiradora para a dupla Brian Eno e Karl Hyde que rendeu dois discos: Someday World, lançado em maio desse ano, e High Life, que chegou faz pouco aos nossos ouvidos. O afrobeat de Fela Kuti é a principal influência desses dois registros minimalistas.

3. Supermodel, do Foster the People

O indie do Foster the People ganhou novas referências e em Supermodel ele aparece misturado com sonoridades africanas, The Clash, The Kinks e David Bowie, como disse o próprio vocalista Mark Foster. Tudo o que a banda precisava era de um pouco de groove africano. O álbum já abre com a faixa de influências afros mais aparentes, “Are You What You Want to Be?”.

4. Listen, do The Kooks

Outra banda indie que foi buscar inspiração no funk da África. O soul também está presente no álbum, como nos vocais de “Down”. Listen será lançado em setembro desse ano, mas já sabemos das influências africanas pois muitas das músicas desse disco estão no EP Down (2014). A África também está nos batuques de faixas como “Hold On”.

Tags:, , , , , , , , ,

08/08/2014

Revista NOIZE

Revista NOIZE