Já imaginou ter uma toca-discos desenhada pelo Brian Eno? Isso pode ser realidade se você desembolsar R$126 mil ou £20 mil. Criada em parceria com a galeria de arte Paul Stolper Gallery, a vitrola está em exposição em Londres até 28 de março.
Batizada de “Turntable II”, a peça em acrílico cria padrões coloridos conforme o vinil gira – ela toca tanto 33 quanto 45rpm. Uma tiragem de 150 unidades será fabricada e assinada pelo artista. “Quando não está tocando um disco, ela é uma escultura”, explica Brian Eno em comunicado à imprensa.
“Desde as minhas primeiras experiências com luz e som no final da década de 1960, nunca deixei de ficar fascinado pelos resultados surpreendentemente intrincados, complexos e imprevisíveis produzidos por sistemas simples. Da simplicidade surge a complexidade. Isso é para mim a ideia mais incrível da teoria da evolução e da cibernética. John Cage disse uma vez: ‘a função da arte é imitar a natureza no seu modo de operação’ e isso tem sido um objetivo para mim ao longo da minha vida profissional.”
Para alcançar o efeito desejado, luzes LED são sobrepostas de forma não sincronizadas. “Vários ciclos de luz sobrepostos continuarão produzindo diferentes equilíbrios e misturas de cores – e diferentes formações de sombra que evoluem lentamente e nunca se repetem. O processo é simples. Os resultados são complexos. Comecei a usar luz e vídeo porque queria criar experiências visuais que tivessem algumas das qualidades das experiências musicais – ou seja, que existissem e mudassem com o tempo. Eu queria fazer pinturas que mudavam muito lentamente, para desfocar as bordas que separam essas diferentes formas.”
LEIA MAIS