NOIZE Record Club apresenta “Milton” (1970), de Milton Nascimento

10/08/2022

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos: Revista NOIZE

10/08/2022

Prepare-se para o novo título do NOIZE Record Club (da Esquina). Com imensa emoção, anunciamos a reedição especial de Milton (1970), de Milton Nascimento, em kit exclusivo para assinantes. Faça parte do clube e garanta o álbum em vinil laranja opaco, remasterizado a partir das fitas masters originais da gravação. O LP ainda vem acompanhado da revista NOIZE # 128, uma edição dedicada a compreender a travessia de um dos maiores gênios do Brasil.


Em comemoração aos 80 anos que Bituca completa em 2022, recuperamos este registro monumental, um ponto de virada em sua carreira. Milton (1970) é o quarto álbum do mineiro e o marco inaugural do seu famoso “Clube da Esquina”. A obra, de caráter coletivo, traz parcerias de composição que marcaram pra sempre o percurso do artista: os irmãos Lô Márcio BorgesFernando BrantRonaldo Bastos Toninho Horta. Nas gravações, Milton canta e toca violão, acompanhado da primeira formação da também lendária banda Som Imaginário, incluindo Wagner TisoZé RodrixFederaTavitoLuiz Alves Robertinho Silva. O álbum conta também com Naná Vasconcelos nas percussões e participação especial de Dori Caymmi, na regência de “Alunar”.    

*

Em um momento de mudanças centrais da MPB pós-tropicalista, o disco incorpora elementos que vão do rock ao folclore mineiro, do jazz radical à musicalidade latino-americana, das toadas às polirritmias africanas. As guitarras distorcidas, órgãos e baterias convivem com violões, tambores, flautas e ocarinas, criando uma sonoridade bem diferente daquela de “Travessia”, que havia apresentado Milton ao Brasil no Festival Internacional da Canção de 1967. Era um prenúncio do que viria em seguida: a faixa “Clube da Esquina”, presente no lado A deste disco de 1970, batizou, dois anos depois, o álbum seguinte e o antológico movimento de Bituca e seus companheiros.


“Esse disco foi importante para a minha carreira porque foi o começo de várias coisas, de várias parcerias e de tudo mais. Então, é um disco muito importante. Um disco que eu quero ouvir pra vida inteira”, declara Milton Nascimento à Noize.

Milton (1970) é um trabalho corajoso, que, no auge da ditadura militar, sugere a guerrilha em “Canto Latino”: “A primavera que espero/ Por ti, irmão e hermano/ Só brota em ponta de cano”. Já em “Pai Grande”, Bituca expõe as chagas da diáspora africana, contando “a história dos guerreiros/ trazidos lá do longe/ sem sua paz”. Na faixa de abertura, “Para Lennon e McCartney”, é o imperialismo colonial que entra na mira: “Eu sou da América do Sul/ Eu sei vocês não vão saber”.  

Comemorando oito décadas de Milton, esta edição vem lembrar que “todo dia é dia de viver” a obra de Bituca. Com imensa honra, o NOIZE Record Club leva aos seus assinantes um registro histórico de um dos maiores pilares da música brasileira. Faça parte do clube e garanta agora seu kit exclusivo com LP laranja opaco, remasterizado a partir das fitas masters originais, e revista NOIZE # 128. Assine agora e comemore a vida de Bituca com um clássico absoluto na sua coleção!

Obs.: Estamos correndo diariamente para que nossos prazos voltem à normalidade. Até lá, contamos com sua compreensão e parceria. A previsão de início dos envios de NRC#064 Milton Nascimento é para o mês de novembro.

Tracklist de Milton (1970): 

LADO A
1. Para Lennon E McCartney (2:16)
2. Amigo, Amiga (4:30)
3. Maria Três Filhos (1:36)
4. Clube Da Esquina (2:47)
5. Canto Latino (4:31)

LADO B
1. Durango Kid (2:41)
2. Pai Grande (5:03)
3. Alunar (3:20)
4. A Felicidade (2:43)

Tags:, , , ,

10/08/2022

Revista NOIZE

Revista NOIZE