O melhor dos anos 80

21/11/2013

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos:

21/11/2013

Foto: Debbie Harry (Blondie)

A década de 80 foi uma época de muitas inovações e alguns exageros. E a música, mais do que nunca, era o que influenciava diretamente a vida das pessoas, que passaram a se vestir de acordo com o que viam ganhar as pistas dança e os principais clubes da Europa e dos Estados Unidos.

*

Muito do que surgiu nos anos 80 é referência até para o que vemos nas ruas e ouvimos nas rádios e nas plataformas de streaming online. Quer uma prova? Então confere aí:

New wave

devoabsurda

O new wave pode até ter nascido nos anos 70, mas foi só no começo da década seguinte que o gênero caiu no gosto dos jovens britânicos e norte-americanos. O estilo, que surgiu para contrapor a obscuridade do punk rock, revolucionou a música com canções dançantes e letras alegres, algo totalmente incomum para o cenário da época, dominado pelo Sex Pistols e pelos Ramones.

E se engana quem acha que o new wave se limitou apenas à música. O estilo também modificou a noção estética de muitas bandas, que passaram a apostar em um visual mais colorido e cheio de referências abstratas. E foi assim, com os seus macacões e chapéus esquisitos, que o DEVO se tornou uma das principais sensações do gênero.

Inspirado nos anos 80, o estilista Dudu Bertholini foi quem criou o óculos Absurda Guanabara, modelo que conta com um visual vintage e é extremamente colorido como a new wave. A gente tem certeza que Mark Mothersbaugh, vocalista do DEVO, usaria um desses óculos também.

guanabara

Rock in Rio

rockinrio85absurda

Na década de 80, nada foi mais importante para a música nacional do que a realização do primeiro Rock in Rio, em 1985. O nosso país, que costumava ficar fora da rota das grandes turnês internacionais , recebeu, ao longo de dez dias, algumas das maiores bandas de rock de todos os tempos, como Queen, AC/DC e Iron Maiden.

E mesmo que o Brasil também vivesse a efervescência do new wave, o festival conseguiu a proeza de entrar para a história já na sua primeira edição. Mais de um milhão 300 mil pessoas compareceram à antiga Cidade do Rock, em Jacarepaguá, para a maratona de 54 apresentações ao vivo. O sucesso do Rock in Rio levou o evento para outros países. Nos últimos anos, o festival ganhou edições em Lisboa e em Madrid.

Grace Jones

gracejonesabsurda

Nos anos 80, o visual era fundamental para a música. E foi por conta do seu cabelo quadrado e das suas roupas extravagantes que a cantora Grace Jones se tornou uma das grandes influências do movimento “power dressing”, que surgiu na mesma época que a new wave começava a ocupar o seu espaço nas rádios e nas pistas de dança de todo o mundo.

O visual marcante de Grace Jones também se relacionava fortemente com a sua música. A cantora, no embalo de artistas como DEVO e Talking Heads, ajudou a transformar o pop quando agregou ao gênero referências do dub, da disco e do dancehall. E era mais ou menos o que ela também costuma fazer com o seu look, que era frequentemente modificado de álbum para álbum. As capas de “Nightclubbing” (1981) e “Slave to The Rhythm” (1985) exemplificam muito bem isso.

E acredite: há muito de Grace Potter no óculos Absurda Moema. Também desenvolvido por Dudu Bertholini, a armação é outra criação inspirada no que os anos 80 apresentaram para o mundo de mais ousado e transgressor. Com um toque moderno, proporcionado pelas lente douradas espelhadas, o Absurda Moema também é indicado para quem gosta de um look com personalidade e atitude.

moema

“Thriller”

michaeljacksonabsurda

“Thriller” não é apenas o disco mais vendido de todos os tempos. O álbum, lançado por Michael Jackson em 1982, é também uma das obras que mais influenciaram a indústria da música nas décadas seguintes. E isso não aconteceu só por conta das de faixas como “Billie Jean” e “Beat It”, que até hoje tocam nas rádios e na cabeça de todos os fãs dos Rei do Pop. Havia algo mais.

Com “Thriller”, Michael Jackson revolucionou a indústria fonográfica ao inaugurar a era do videoclipe e da MTV. Os avanços tecnológicos e a genialidade do cantor, que contava ainda com o lendário produtor Quincy Jones como seu aliado, permitiram que o Rei do Pop gravasse um dos clipes mais ousados da história. O mais de treze minutos de “Thriller” é, até hoje, a fonte de inspiração para muitos dos artistas que também querem se aventurar pela TV ou pelo Youtube.

Este post é um publieditorial.

Tags:, , , , , , , , , , , ,

21/11/2013

Revista NOIZE

Revista NOIZE