_para ler ouvindo:
Jim Morrison, famoso por suas composições, polêmicas e inúmeras prisões. Se tornou um dos maiores ícones do rock à frente do The Doors.
A história
Desde criança, Jim Morrison escrevia poemas. Tinha pais rigorosos e não se sabe até que ponto inventava histórias ou, como dizia ele, realmente as vivia. Como quando, aos quatro anos de idade, se deparou com um acidente na estrada envolvendo um caminhão carregado de índios – o fato marcou Morrison de tal forma ao ponto de ele afirmar que foi tomado por suas almas.
O cantor morreu em circunstâncias misteriosas durante uma viagem que fazia com sua esposa a Paris. A confirmação do óbito só ocorreu dias depois, pra evitar o furdúncio da imprensa. Jim Morrison tinha 27 anos.
A carreira
Junto com Ray Manzarek (teclados), Robby Krieger (guitarra) e John Densmore (bateria), Jim Morrison fundou o The Doors em 1965. Liderou a banda até sua morte.
Morrison atraia e hipnotizava o público com suas performances turbulentas, seu jeito rebelde e desmedido no palco que, várias vezes, o deixou em problemas com a polícia.
“Estou interessado em qualquer coisa relacionada a revolta, desordem, caos, especialmente atividades que não tem significado algum. Parece ser a estrada da liberdade para mim.” Era como Jim explicava sua trangressão.
Conquistas
Em 1967, o cantor jogou o pedestal do microfone pra fora do palco e cuspiu na fileira de policiais que estava em frente ao palco. Foi preso, acusado de exibição indecente e imoral, mas inocentado.
No mesmo ano, mais dois incidentes desse tipo ocorreram, em Long Island e Phoenix. Mais confusão e perigo de expulsão da banda.
Seu envolvimento com forças ocultas foi levado ao pé da letra, como quando se casou com a bruxa Wicca Patricia Kennealy em uma cerimônia pagã. O que é desmentido até hoje.
A explicação
Reza a lenda que, em um show em Miami, em 1969, Morrsion literalmente colocou o pau pra fora. Uns dizem que foi delírio geral do público, enquanto outros afirmam ter visto o “dito cujo” com certeza. A polícia o prendeu por “comportamento lascivo e libidinoso em público, expondo suas partes íntimas e simulando masturbação e cópula oral”. Ele negou.
Toda semana, adicionamos um novo ome à nossa lista sem noção.
No final do ano, você vai escolher o grande #1.
Vai se esforçando, quem sabe dá tempo de você entrar aqui.