_pra ler ouvindo:
Sun Ra era maestro, compositor, tecladista, pensador, entre otras cosas más. Sua praia era jazz moderno e viagens intergaláticas. Jurava que não era desse planeta e adorava usar figurinos estranhos – algo entre o Egito e a ficção científica.
A história
Ra nasceu em 1914, em Birmingham, no Alabama. Mesma cidade em que morreu 79 anos depois. Foi batizado com o nome de Herman Poole Blount, mas, segundo o jazzista, Herman nunca existiu. Era uma pessoa imaginária. Seu nome mesmo era Ra e, na verdade, não teria nascido no Alabama: ele pertencia a outro planeta.
A carreira
Ao longo da carreira, Sun Ra se juntou a diversos músicos, instrumentistas loucos que não tinham medo de ousar. Passou uma temporada em Chicago, Nova Iorque e Filadélfia. Criou sua própria gravadora, a Saturn Records. Lançou uma cacetada de álbuns com diversos selos, a maioria ao lado da banda Astro-Infinity Arkestra.
Conquistas
Já encarnou o egípicio, Leopardo e ET nos palcos – entre outras fantasias bizarras. Trouxe a excentricidade pro jazz.
Muitos o consideravam uma anomalia, outros um gênio da inovação musical.
A explicação
Largou os estudos a pedido de forças interplanetárias que vieram de Saturno para falar com ele, dizia. Afirmou que seu corpo mudou a forma e foi teletransportado pra fora do planeta – e que os tais alienígenas pediram pra ele deixar a faculdade e começar a se comunicar através da música. O mundo inteiro iria ouvir.
Toda semana, adicionamos um novo ome à nossa lista sem noção.
No final do ano, você vai escolher o grande #1.
Vai se esforçando, quem sabe dá tempo de você entrar aqui.