Os 40 músicos mais sem noção | Syd Barrett

15/06/2012

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos:

15/06/2012

_pra ler ouvindo: “Apples and Oranges”
Apples and Oranges by Syd Barrett on Grooveshark

*

Um dos membros fundadores do Pink Floyd. Era a encarnação em pessoa dos anos 60. O cara foi longe demais no LSD, e chegou uma hora que ninguém mais o reconhecia – nem mesmo ele.

A história
Ainda criança conheceu David Gilmour, e alguns anos depois, já adolescente, Roger Waters. Eram amigos, ouviam as mesmas músicas e começaram a tocar juntos. Daí surgiu o Pink Floyd.

Naquela época, “Syd se alimentava de ácido”. Mas não era o único, “alimentávamos uns aos outros… eram tempos de loucura”, afirmam seu amigos de Cambridge.

As histórias do cara são cheias de mistério. Afinal, não se pode esperar muitas memórias da década mais lisérgica da história.

A carreira
Pink Floyd – uma das pioneiras do rock psicodélico – surgiu em 1965 e assinou seu primeiro contrato em 1967 com a EMI.

O guitarrista gravou dois álbuns com Pink Floyd, sendo um deles The Piper at the Gates of Dawn, que atualmente, é visto como o melhor debut por muitos críticos.

Em dois anos de banda, Barrett estava completamente desequilibrado – por causa do LSD. E a banda simplesmente parou de levar ele pra shows. Sua saída do Pink Floyd acabou acontecendo em janeiro de 68.

Depois disso, fez trabalho solo. Lançou o single “Octupus” e mais dois álbuns.

Sua vida terminou sem muita badalação em 2006 por complicações de sua diabetes.

Conquistas
Ele viajava tão forte nas drogas que um dia tiveram que trancar o cara dentro do armário pra tentar controlar sua agitação.

Anos depois de sair da banda, Barrett apareceu misteriosamente no estúdio das mixagens finais de Wish You Were Here. O cara tava um trapo só, tanto que ninguém reconheceu ele.

Reza a lenda que ele trancafiou sua mulher no quarto por três dias, alimentando ela apenas passando bolachas por baixo da porta, e por fim quebrou um violão na cabeça dela. Lindsay Corner, a dita, nega a história. Mas muitos dos seus vizinhos juram ter inclusive “tirado” ele de cima dela com a guitarra.

Outro mito é que certa vez a banda consultou um psiquiatra pra saber sobre as condições de Syd. O médico imediatamente declarou ele como incurável, apenas por ouvir ele falando na fita cassete.

A explicação
O cara afundou de vez. Segundos os parceiro de banda, era como se alguém tivesse desligado ele. Como se ninguém estivesse em casa.

Num dia de gravação, sem nem terem completado a primeira faixa, Syd Barrett deixou o estúdio onde a banda tinha acabado de começar as gravações. Ele simplesmente saiu sem dar explicação alguma.

A loucura era tanta que, certo dia, Syd tava no palco tocando e de repente largou a guitarra. O grupo entendeu: ele tinha que sair.

Toda semana, adicionamos mais um nome à nossa lista sem noção.
No final do ano, você vai escolher o grande #1.

Vai se esforçando, quem sabe dá tempo de você entrar aqui.

Tags:, , , , , ,

15/06/2012

Revista NOIZE

Revista NOIZE