Os óculos de Josh Homme

10/12/2013

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos:

10/12/2013

Figura principal da NOIZE #63, Josh Homme é um dos grandes nomes da atual cena rock’n’roll. Seja com o Queens of the Stone Age ou com qualquer uma das suas bandas paralelas, o músico, ao longo das últimas duas décadas, construiu o seu currículo de forma invejável, com uma série discos incríveis e participações especiais, inclusive como produtor.

Um óculos fala muito sobre a personalidade de quem o usa. Então, escolhemos os modelos que mais têm a ver com o líder do QOTSA, relacionados a cinco momentos diferentes da sua carreira. Nunca foi tão fácil ser como o Josh Homme. Confere aí:

*

Absurda El 53

Em 2009, Homme foi escolhido para produzir “Humbug”, o então novo álbum do Arctic Monkeys. O disco, que continha uma sonoridade completamente diferente da levada indie do seu antecessor, ficou marcado – e é lembrado até hoje – pelo tom experimental e clima sombrio, bem ao estilo dos trabalhos de Homme com o QOTSA.

Nenhum outro óculos combina mais com a pegada que Homme deu ao “Humbug” do que o Absurda El 53. Com o seu design todo em preto, da armação metálica às lentes cinza polarizadas, a armação é praticamente um reflexo do trabalho comandando pelo líder do QOFTA como produtor do Arctic Monkeys.

absurdael53

“‘Humbug’ definitivamente foi feito para surpreender as pessoas, especialmente os fãs que estavam acostumados com a alegria de ‘I Bet You Look Good on the Dancefloor’. Eles devem ter ficado muito surpresos com o que fizemos com álbum”, comentou Homme na época. Qualquer semelhança com o visual do Absurda El 53 não é mera coincidência.

Absurda Liberdade

joshhommeoculos3

Nenhum outro artista se envolveu com tantos projetos como Homme. Além de liderar o QOTSA, o músico também está à frente de superbandas como Eagles of Death Metal e Them Crooked Vultures, que foi formado junto com John Paul Jones, do Led Zeppelin, e Dave Grohl, do Foo Fighters. Isso tudo sem falar no Mondo Generator e no experimental The Desert Sessions, que chegou a ser uma das surpresas do Coachella 2004.

Como se pode perceber, Homme é mais do que um workaholic. Ele é um dos artistas mais versáteis da atual geração. E levando em conta a sua capacidade de se desdobrar em diferentes bandas e gêneros, nós encontramos uma relação entre o músico e o Absurda Liberdade.

475_1477

Se Josh Homme pode absorver diversas influências e passear por vários estilos sem perder a classe, o Absurda Liberdade é um óculos que pode ser frequentemente reinventado, com a troca de suas lentes. Você pode variar as lentes – cinza num dia, dourado no outro. Mais ou menos como Homme, que pode escolher com qual projeto irá trabalhar assim que o QOTSA entrar de férias.

Absurda Ibira

joshhommeoculos4

A sonoridade do QOTSA sempre foi de difícil definição. Os primeiros trabalhos da banda, como “Rated R” (2000) e “Songs of the Deaf” (2002), chegaram a ser classificados por algumas publicações estrangeiras como discos de heavy metal. O diferente “Lullabies to Paralyze” (2005)”, por outro lado, deixou claro que o grupo tinha influências do indie e da música alternativa, algo que a banda experimentaria com mais intensidade nos registros posteriores.

No entanto, Homme nunca deixou de ser uma referência para o rock’n’roll mais tradicional. O All Music Guide, por exemplo, incluiu o nome do líder do QOTSA num seleto grupo de instrumentistas e compositores, por considerá-lo um dos responsáveis pelo “real rock de guitarra”. E é por essa mescla do clássico com a transgressão da sua criatividade que o óculos Absurda Ibira é um pouco Josh Homme também.

absurdaibira

Com seu design clássico e um toque sutilmente alternativo, proporcionado pela armação transparente e pelas lentes douradas e espelhadas, o Absurda Ibira é um pequeno resumo da trajetória do músico com o QOTSA. A banda se inovou ao longo do tempo sem nunca perder a sua essência.

Absurda Vila Lobos

joshhommeoculos5

Lançado em junho, o sexto trabalho de estúdio do QOTSA é considerado um dos melhores discos de rock alternativo de todos os tempos. “Like Clockwork…”, além de retomar a vertente mais indie da banda, é um apanhado dos sentimentos mais obscuros e apocalípticos que surgiram na cabeça de Homme até hoje. Isso porque todas as músicas do álbum nasceram de um período depressivo do cara, que quase morreu após uma cirurgia mal-sucedida na perna, em 2010.

absurdavilalobos

E se Homme conseguiu transformar o seu principal drama em um grande álbum, a Absurda tem um óculos que muito lembra o visual e o clima sombrio de “Like Clockwork…”. O Absurda Vila Lobos é todo preto e possui lentes vermelhas e espelhadas – mais ou menos como o fundo da capa do último disco do QOTSA. E se o deus de Homme é mesmo o sol, o Absurda Vila Lobos tem também a proteção perfeita para os olhos do cantor (e para os seus também).

Absurda Guanabara

joshhommeoculos1

Homme viveu o auge da adolescência na ensolarada Califórnia, nos anos 80. Com pouco dinheiro no bolso e um extenso currículo de brigas no colégio, se sentia rejeitado pelos amigos e acabou encontrando na música, em casa, uma válvula de escape. Entre os primeiros discos que comprou, estão obras de Pink Floyd, Pentagram e Black Fag, mas foi só depois de ver (e ouvir) os riffs de Jimmy Page que percebeu que era a hora de investir na sua carreira.

Em 1987, junto com o vocalista John Garcia e o baixista Nick Oliveri, Homme formou o Kyuss, a sua primeira banda. O grupo durou até 1995, quando encerrou suas atividades após o fraco desempenho de “…And the Circus Leaves Town”, o quarto trabalho de estúdio. Com apenas 22 anos, Homme iniciou o QOTSA em seguida. E todas as influências adquiridas pelo músico na década de 80 podem ser vistas também no óculos Absurda Guanabara.

guanabara

Com um visual claramente retrô, o estilista Dudu Bertholini foi quem criou o modelo que remete à época em que Homme começava com o Kyuss. A gente até imagina o músico usando um desses óculos num dos ensaios da sua primeira banda.

Este post é um publieditorial.

Tags:, , , , , , , , , , , ,

10/12/2013

Revista NOIZE

Revista NOIZE