Osama is Dead (e não Obama, ao contrário do que a Fox News noticiou sem querer). O maior terrorista do século foi morto por soldados americanos, e o presidente Obama anunciou a vitoriosa execução na noite de 1º de maio. O mundo ficou excitado – americanos em festa, simpatizantes da Al Qaeda furiosos e muita gente com uma pulga atrás da orelha: mataram o homem mais procurado dos últimos 10 anos e não tiraram nem uma fotinho no iPhone? Pra ouvir música enquanto disparam suas metralhadoras, os milicos têm aparelhinho, né?
Pois é exatamente de música que vamos tratar neste post. Na verdade, de 5 curiosas ligações entre a música e Bin Laden.
O que ouvem os Talebãs?
Música, não. Se é verdade, não sabemos, mas em 2009 foi notícia: três homens teriam sofrido punições após serem pegos ouvindo música no carro. O castigo: tiveram raspadas suas barbas e cabelos. Quer coisa mais triste que um Talebã bundinha de nenê? Pode ser pior: http://bit.ly/talibanmusica
Caetano múltiplo
Caetano Veloso ganhou um visto um tanto restritivo quando foi aos Estados Unidos fazer shows em 2004. O motivo teria sido uma declaração em que dizia que Bin Laden era um homem bonito, parecido com pessoas da família de Caê. Em contrapartida, escreveu uma canção, “Lágrimas Negras”, que transborda tristeza e, dizem, foi inspirada pelo 11 de setembro de 2001.
Conjunto Comercial – Osama’s Song
Na época em que ainda era conhecido como Paraíba, o vocalista da Fresno, Lucas Silveira, comandava um projeto solo de fundo de quintal, certeiro no humor e na produção de uma eclética obra musical. “Osama’s Song” é um reggae pra um dos caras menos chegados em “paz e amor” que já conhecemos. Ouve aí.
Falcão – Osama Bin Laden, onde você está?
O mestre Falcão, inegável influência do Conjunto Comercial aí em cima, também fez sua música para Osama. A pergunta que ele faz, no entanto, já foi respondida. Ou não?
11 de setembro na música americana
Lily Allen disse que o aniversário dela é mais importante do que a morte de Osama, mas ela também já fez música tocando na temática do 11 de setembro. Eminem já até se vestiu de Osama no clipe de “Without Me”. A Wikipedia tem uma lista de músicas inspiradas no 11 de setembro, mas Falcão e Lucas mandaram melhor…