Era outubro de 1960 quando o presidente dos Estados Unidos Dwight D. Eisenhower impôs o embargo a Cuba, limitando muito o turismo e o comércio internacional da ilha caribenha. A Guerra Fria (teoricamente) acabou e, de uns anos para cá, os dois países voltaram a estabelecer relações diplomáticas. Tanto que, ontem, até o presidente Barack Obama admitiu que está revendo a posição dos Estados Unidos:
– Cinquenta anos de isolamento de Cuba falharam em promover a democracia e fizeram-nos recuar na América Latina. É por isso que restaurámos as relações diplomáticas, abrimos as portas às viagens e ao comércio, e posicionamo-nos para melhorar a vida do povo cubano. Querem que consolidemos a nossa liderança e credibilidade no continente? Reconheçam que a Guerra Fria acabou. Levantem o embargo – declarou Obama ontem em discurso ao Senado e à Câmara dos Representantes dos EUA.
Devido a esse contexto, evidentemente, shows internacionais em Cuba sempre foram escassos. Porém, talvez as coisas estejam mesmo mudando.
O Major Lazer anunciou ontem que irá tocar pela primeira vez na ilha. O grupo fará uma apresentação gratuita no dia 6 de março, na Tribuna José Martí, em Havana. Esse será o primeiro show de uma grande banda americana em Cuba desde que os dois países começaram a reatar suas relações diplomáticas.
Cuba teve um papel importante na formação musical de Diplo, conforme o músico revelou em comunicado à imprensa.
– Cuba teve um papel importante no meu amor à música. Cuba teve um impacto cultural tão poderoso ao redor do mundo e para mim, especialmente crescendo na Flórida, se tornou um dos maiores centros culturais de música. Eu tive sorte suficiente de visitar Cuba uns anos atrás com meus amigos do [grupo de rap de Porto Rico] Calle 13 e durante meus quatro dias lá abri minha cabeça por causa das pessoas, da sua profundidade cultural e da sua forma de viver. Voltar para tocar em 2016 e ser parte da cultura de lá de novo e uma benção imensa e eu não poderia estar mais honrado de trazer o projeto Major Lazer para lá – declarou.
Veja abaixo o Major Lazer tocando em outro país da América Central, o Panamá: