Owerá exibe os bastidores da gravação do disco Mbaraeté em curta-metragem

06/04/2023

Powered by WP Bannerize

Avatar photo

Por: Revista NOIZE

Fotos:

06/04/2023

A parceria musical do músico Owerá e do produtor musical e compositor Rod Krieger só foi possível graças a internet. Para quem não sabe, Owerá reside na aldeia indígena Krukutu, a segunda maior aldeia da terra indígena com cerca de 500 habitantes, localizada às margens da represa Billings, em São Paulo, enquanto o gaúcho mora em Sobral do Parelhão, situado em uma vila portuguesa do distrito de Leiria. “Como todo processo de produção, ainda mais à distância, no meio de uma pandemia, levou um tempo natural para a coisa engatar. E quando veio, foi um processo muito rico”, descreve Krieger em nota divulgada para a imprensa.

O resultado da parceria se deu com o disco Mbaraeté (2022), de nove faixas, onde a narrativa do álbum apresenta uma jornada de resistência dos povos indígenas. A partir da conexão presencial dos dois, o disco passou a ser gravado e igualmente a ser registrado pelo fotógrafo e videoartista Igor de Paula, que acompanhou a dupla e deu vida ao curta-metragem que Owerá lançou nesta quarta-feira (5) e você pode assistir abaixo.

*

O projeto foi selecionado pelo programa Natura Musical, através do Edital 2020, ao lado de nomes como Linn da Quebrada, Bia Ferreira, Juçara Marçal e Rico Dalasam. “Owerá me mandava ideias de sons executadas com a boca, meu trabalho era transcrever esses áudios em arranjos instrumentais, além disso, quando partia de mim, nos mantínhamos numa troca intensa de arquivos até chegar num resultado que também fizesse sentido pra ele”, recorda o gaúcho.

Na obra, o artista reúne as etnias Guarani Mbyá, de São Paulo, Huni Kuin e Tikuna, da Amazônia, Xakriabá, de Minas Gerais, e também Guarani Kaiowá, que está em uma das regiões mais violentas do país para os povos indígenas, Mato Grosso do Sul. Em alguns trechos de músicas, é falado a língua guarani, que por exemplo, não será traduzida, ou seja, somente quem conhece a língua vai saber o que Owerá declama em seus versos.

Desde que deu início à sua carreira, Owerá vem fazendo o que ele chama de Rap Nativo, onde é possível visualizar o processo no filme que tem um pouco mais de 12 minutos e direção assinada pelo artista ao lado de Igor de Paula.


LEIA MAIS

Tags:, , , ,

06/04/2023

Avatar photo

Revista NOIZE