PicniK Festival volta ao DF em edição comemorativa de 10 anos

06/06/2022

Powered by WP Bannerize

Ariel Fagundes

Por: Ariel Fagundes

Fotos: Caroline Bittencourt/Divulgação

06/06/2022

O PicniK Festival anuncia a sua nova edição celebrando uma década de história na capital do país. O evento acontece de forma gratuita, nos dias 25 e 26 de junho, na Praça Portugal, em Brasília. Seu line-up reúne mais de 25 atrações, incluindo nomes nacionais de peso e representantes da cena candanga contemporânea. Também está presente o israelense radicado nos Estados Unidos Yonatan Gat em um show inédito (confira abaixo o serviço completo).

Na avaliação de Miguel Galvão, idealizador do festival, dono do espaço cultural Infinu e do selo Quadrado Mágico, eventos desta natureza estabelecem uma grande ponte a plateia e os músicos. “Num momento em que somos reféns da dinâmica sistêmica do algoritmo, os festivais indies têm um papel muito importante e dinâmico, que é o de criar uma esquina no cenário musical, mostrando ao público que há muita vida criativa fora da bolha”.

*

Foto: Divulgação

Entre os destaques da programação estão a banda mineira Pato Fu, que irá apresentar o seu espetáculo Música de Brinquedo e o casal paulistano Anelis Assumpção e Curumin, que estreará em Brasília o seu projeto em dupla, além de Letrux, Luedji Luna, Karina Buhr, Academia da Berlinda, Skylab, YMA e a união da banda BIKE e do guitarrista Gui Held. O cenário alternativo de Brasília estará presente nas apresentações de nomes como Ozu, Cachalote Fuzz e Akhi Huna.

Foto: Caroline Bittencourt/Divulgação

Já o guitarrista Yonatan Gat tocará ao lado do projeto Medicine Singers, uma fusão que unirá indígenas norte-americanos e brasileiros. Este show inédito de Yonatan Gat contará ainda convidados especiais surpresa, que ainda serão anunciados.

Dez anos depois da sua primeira edição, o PicniK Festival retorna às ruas da cidade festejando a possibilidade do encontro presencial, mas encarando um contexto desafiador para a cadeia cultural no Brasil. “Esse será o maior desafio de nossa história: cenário pós-pandemia, com inflação assustadora, recursos super disputados (de pessoas, estruturas, foco de público, etc) e uma animosidade geral (natural, até) presente em toda esquina do país, a tal da polaridade”, diz Miguel Galvão.

Na sua visão, os festivais desempenham um papel decisivo no Brasil de hoje: “Podem ser úteis para harmonizar essa cultura da polarização em que vivemos atualmente, bem como ser uma ferramenta importante de transmissão de valores e quebras de preconceitos e estigmas que ainda nos atrasam tanto. E podem ter o potencial de entregar ao surrado público brasileiro uma experiência com início, meio e fim, facilitando a geração de vínculos, o que é muito raro na realidade atual”.

Além dos shows, o PicniK Festival mobilizará diversos atores da economia colaborativa do DF, contando com praça de alimentação e uma área voltada ao mercado de arte, moda e design. Pela primeira vez ocupando a Praça Portugal, o evento oferecerá dois dias de música gratuita, tornando-se um palco para encontros, vínculos e afetos. Para conhecer a programação completa, acesse: http://picnik.art.br/ 

Aproveite e confira como foi a edição do Picnik Festival de 2019:

PicniK Festival 

Quando? 25 e 26 de junho de 2022
Onde? Praça Portugal, Brasília (DF)
Horário? A partir das 13h
Quanto? Gratuito
Line-up? Yonatan Gat + Medicine Singers + Convidados Especiais, Pato Fu, Luedji Luna, Letrux, Anelis Assumpção + Curumin, Academia da Berlinda, Karina Buhr, Skylab, Bike + Gui Held, Yma, Ozu, Cachalote Fuzz, Akhi Huna, Puro Suco, Maria e o Vento, Aguaceiro, Pedro Alex, Oxy, Amnesiac Kid, Aurora Venus, Corujones, Moscoles, Pratanes, Cientista Perdido, Os Gatunos

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

06/06/2022

Editor - Revista NOIZE // NOIZE Record Club // noize.com.br
Ariel Fagundes

Ariel Fagundes