_por Crib Tanaka
O vintage nunca esteve tão em voga quanto nos últimos anos. De objetos de decoração para casa até o delineador de gatinho. Do telefone antigo resgatado da avó – e colocado quase como objeto de arte na casa do amigo – até o sofá capitonê da sua sala nova.
Olhar para trás sempre foi um vício e uma inspiração para moda e essa visita ao passado é uma delícia. Mais ainda quando traz à tona uma feminilidade divertida e sensual, inspirada na pseudo-ingenuidade das pin ups.
Para ilustrar a tendência retrô, Amy Winehouse é a primeira a se lembrar, claro. O combo cabelão + delineador + cintura marcada + saias rodada + batom vermelho inspirou looks de rua usados por todas as meninas do mundo.
De quebra, Adele e Duffy também adotaram a vibe 60’s nos penteados e makes.
Gwen Stefani é mais uma adepta do super batom vermelho, olhos delineados e cabelos ultra produzidos (e isso, vale lembrar, desde o final dos anos 90). O bacana é ver isso tudo combinado à atitude rock da cantora. Se no início da carreira, ela passeava por um estilo divertido e debochado, de uns tempos para cá, Gwen deu toques glamurosos ao visual e lançou até sua própria marca, a L.A.M.B.
No melhor estilo pin up, Katy Perry aderiu ao vintage e virou referência de estilo, sendo reverenciada até pelo kaiser da moda, Karl Lagerfeld. Opiniões sobre sua música à parte, é fato que ela leva a sério o visual retrô.
@Crib Tanaka é carioca-sansei, jornalista e trabalha com marketing. Acredita cada vez mais no ditado que diz “temos dois ouvidos, dois olhos e uma boca para vermos e ouvirmos duas vezes mais do que falamos.”
E a Crib agora é colunista de moda na Revista Noize, olha só a estréia da garota na Noize #57: