Em 1995, o rapper Tupac Shakur esteve preso sob a acusação de abuso sexual. Em seus dias no cárcere, se dedicou a escrever o roteiro do filme Live 2 Tell. No ano seguinte, o rapper morreu baleado e, com ele, planos de colocar o longa em prática se foram. Porém, 15 anos depois, o projeto deve sair do papel pelas mãos dos diretores Preston Holmes e Ivan Juzang.
A obra de Tupac conta a história de um garoto negro e pobre, que se torna chefe do tráfico de drogas de sua região. Apesar disso, o jovem tenta mudar de vida e deixar o crime para trás. Esta não será a primeira vez que Holmes e Juzang trabalham com temas envolvendo o rapper. Eles também são responsáveis pelo documentário Tupac: Resurrection, de 2003.
Em entrevista à revista Variety, Juzang comentou a relação de Tupac com sua vida e o mundo suburbano. “Esse garoto era um gênio. E ele era dessa comunidade, sabia das dificuldades que esses jovens passavam. Ele pode falar com jovens em 2011, 2012 da mesma forma como fazia em 1995”, afirmou o diretor.
Além do roteiro do filme, Tupac deixou seis discos inéditos, gravados em estúdio, poemas e um livro chamado The Rose That Grew from Concrete.
Abaixo, você confere o trailer de Tupac: Resurrection.