Sabotage e RZO voltam a compor “juntos” no 1º rap do mundo feito com inteligência artificial

22/11/2016

Powered by WP Bannerize

Ariel Fagundes

Por: Ariel Fagundes

Fotos: Reprodução

22/11/2016

Cerca de 20 anos atrás, o RZO foi determinante para impulsionar a carreira de Sabotage, morto em 2003 e lembrado até hoje como um dos maiores nomes do hip hop nacional. O assassinato do rapper privou o mundo de saber o que ele estaria compondo hoje, mas a tecnologia possibilitou que nós possamos imaginar como isso seria.

Há um mês, saiu um disco inédito do Sabotage, que reuniu músicos como Tropkillaz, DJ Nuts, Daniel Ganjaman, Shyheim (do Wu-Tang Clan), BNegão, Céu, além do próprio RZO. Esse disco foi produzido a partir de gravações que Sabotage realmente fez em vida, mas agora o Spotify promoveu algo inédito: o lançamento de uma música nova chamada “Neural” composta pelo RZO em “parceria” com o Sabotage e seus filhos, Tamires e Sabotinha.

*

A faixa está sendo divulgada como o primeiro rap do mundo composto em parceria com inteligência artificial. Tudo aconteceu da seguinte maneira: uma máquina foi programada com todo legado musical que Sabotage deixou e, a partir do processamento de toda essa informação, criou uma letra. Porém, como um computador não é capaz (pelo menos, ainda) de recriar sozinho a essência do rapper, um grupo formado pela família e amigos do Sabota foi chamado para avaliar os versos feitos pela inteligência artificial.

Quem canta na faixa é o RZO, incluindo a Negra Li, e os filhos do rapper, Tamires e Sabotinha. Ouça abaixo:

Tags:, , , , , , , , , , , , , ,

22/11/2016

Editor
Ariel Fagundes

Ariel Fagundes