A formação do CAN remonta os idos de 1966, quando o tecladista Irmin Schmidt voltou à Alemanha após ir para Nova York e passou a tocar com o David C. Johnson e Holger Czukay. O CAN propriamente dito só nasceria em 1968, mas já começam no ano que vem as comemorações do aniversário de 50 anos da banda seminal do krautrock.
No próximo dia 8 de abril, será realizado em Londres um grande tributo ao grupo chamado Can Project, que será dividido em várias partes. Primeiro, Irmin Schmidt irá conduzir a Orquestra Sinfônica de Londres apresentando uma peça chamada An homage to Can. Depois, como um intervalo, será exibido um show completo da banda gravado em 1972 no Cologne Sporthalle (veja trecho abaixo).
Por fim, o Can Project apresentará a estreia de um supergrupo que conta com Thurston Moore, do Sonic Youth, além do vocalista e baterista originais do Can, Malcom Mooney e Jaki Leibezeit. Juntos, eles reinterpretarão o repertório do grupo alemão.
Em 2017, também será lançado um livro em homenagem aos 50 anos do Can. A primeira parte dele traz uma biografia autorizada da banda escrita por Rob Young, do site The Wire; já a segunda parte, uma série de colagens e reflexões do próprio Irmin Schmidt. Ainda sem título anunciado, a obra será lançada pela editora Faber & Faber.
Assista abaixo a um trecho ao vivo de “Vitamin C”: