O mercado de vinil nos Estados Unidos está nas alturas! Compilamos alguns dados que comprovam a expansão da cultura do vinil por lá. Começando por esse super marco: vendas em vinil superando o formato CD pela primeira vez desde 1980, conforme reportado pela Recording Industry Association of America (RIAA).
Faça parte do 1º clube de vinil da América Latina: assine o NOIZE Record Club!
Apesar do relatório apontar que as receitas de vendas de vinil tenham diminuído entre o primeiro e o segundo trimestres, o vinil ainda se manteve como o responsável por 62% das vendas em formatos físicos – o equivalente a U$ 232 milhões. Entretanto, se contextualizado na receita total de música registrada para o ano até agora, que considera rádio, streaming digital e vendas, o vinil representa 4% das vendas.
O ano de 2020 não tem sido fácil para algumas indústrias, mas o mercado de vinil tem demonstrado ainda mais fôlego. Se as medidas de isolamento social impostas pelo combate ao Coronavírus impedem que grandes feiras de vinil presenciais sejam organizadas, as lojas têm migrado para o e-commerce. Além disso, o maior tempo em casa tem feito mais gente apostar no artigo.
O site Discogs, que também comercializa vinis, presenciou um crescimento gigante justamente no período de lockdown. O saldo nas vendas começou na semana seguinte à decisão da Organização Mundial da Saúde em declarar pandemia global do novo Coronavírus lá por 11 de março.
No primeiro semestre deste ano, o Discogs vendeu mais de 33% em comparação aos números de vendas do ano passado. Mais de 5 milhões e 800 mil discos foram vendidos na plataforma entre janeiro e junho de 2020. Um pedaço significativo do total relativo às vendas de música em formato físico, que engloba também fitas e CD’s, que atingiu mais de 7 milhões e 657 mil. No caso da plataforma, notou-se também aumento dos registros de lojas parceiras no site.
Quer mais dados que comprovem a robustez do mercado de vinil nos EUA? As vendas alcançaram mais uma alta com o Record Store Day que rolou no dia 29 agosto. De acordo com o relatado pela Nielsen/MRC Data, 802 mil LPs foram vendidos em um período de sete dias – de 28 de agosto até o dia 4 de setembro. O registro foi de um aumento de 63% em comparação à semana anterior. Oito entre os top 10 álbuns mais vendidos nas lojas independentes e pequenas redes eram estreias ou relançamentos dedicados ao Record Store Day.