A União Brasileira dos Compositores (UBC) dedica hoje, no Dia do Compositor Brasileiro, a 6ª edição da premiação para Alceu Valença, 76. Em edições anteriores a premiação condecorou Gilberto Gil, Erasmo Carlos, Milton Nascimento, Herbert Vianna e Djavan. Nenhuma compositora recebeu a homenagem até agora.
Sob direção musical de Zé Ricardo, a edição de 2022 será realizada em cerimônia na sede da UBC, no Rio de Janeiro, em 8 de novembro. Na celebração, Alceu Valença verá suas composições, em versões inéditas, interpretadas ao vivo por mais de 10 grandes nomes, de diferentes gerações, da música brasileira, que serão reveladas somente no dia do evento.
“Recebo com muita alegria a homenagem da União Brasileira dos Compositores. É um prêmio que estendo aos cantadores, apoiadores, versejadores e violeiros do Brasil profundo, que constituem a matéria prima da minha música. O que faço muitas vezes é ligar essas referências na tomada, aquilo que Luiz Gonzaga definiu como uma banda de pífanos elétrica. Primeiro sou são bentense, depois pernambucano, brasileiro e cidadão do mundo. É este o reconhecimento que a UBC confere a mim e todo o manancial de identidade que minha obra traduz”, comunica Alceu Valença em nota divulgada para imprensa.
+ Criolo, Bala Desejo, Liniker e Marina Sena estão indicados no Grammy Latino 2022
Possuindo grande contribuição para a sonoridade brasileira, Alceu é autor de 311 canções registradas na UBC, que soma mais de 50 mil artistas entre seus associados, e conta com uma bagagem de 54 álbuns lançados, sendo 31 de estúdio, 11 ao vivo e 12 coletâneas. O artista foi quatro vezes indicado ao Grammy Latino, na categoria “Melhor Álbum de Música de Raízes Brasileiras”, sendo o mais recente agora em 2022.
LEIA MAIS