Arqueólogo do Araújo encontra relíquias do Capital Inicial

30/03/2011

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos:

30/03/2011

A noite de 24 de agosto de 2001 foi especialmente importante para o Capital Inicial. A data marcou o grande show que a banda fez no Araújo Vianna, com lotação esgotada. Era o auge do sucesso do CD Acústico MTV, responsável por devolver aos músicos o sucesso alcançado nos anos 80.

*

A passagem do Capital Inicial por Porto Alegre foi amplamente coberta pela finada revista Eaí?, publicação voltada para a programação cultural da cidade. Jefferson Bernardes foi o fotógrafo que registrou toda a função e, em conversa com o Arqueólogo do Araújo Vianna, relembra os acontecimentos da noite. “Naquele ano, cobri muitos shows no auditório, mas este foi especial”, conta. “Tivemos acesso ao backstage e acompanhamos a empolgação da banda antes mesmo de subir ao palco.”

Na ocasião, como de praxe, o Capital Inicial recebeu fãs no camarim e Jefferson lembra a emoção de uma delas. “A menina tinha uns 13 anos e, quando ficou diante de Dinho Ouro Preto, chorou copiosamente abraçada a ele. Foi difícil tirá-la de lá”, diverte-se.

O ambiente roqueiro misturava-se a um clima familiar. Alguns integrantes estavam acompanhados dos filhos, como Fê Lemos, o baterista, cuja filha, Diana, então com cerca de 10 anos, já morava na capital gaúcha. O ex-guitarrista Loro Jones, que deixaria a banda no fim daquele ano, também havia trazido o filho de Brasília. “Nunca vou esquecer, pois o garoto, em fase pré-adolescente, estava com os cabelos pintados de verde, e a banda ficava o provocando por causa disso”, recorda-se Jefferson.

A cobertura do show incluía a opinião do público, e a revista Eaí? registrou comentários como estes:

“Ouvi o CD e achei muito bom, mas o show é melhor ainda. Adorei as músicas. Põe aí que a minha amiga veio de Passo Fundo só para assistir ao Capital no palco.”
(Fernanda Ely)

“Nunca tinha visto um show do Capital. Vejo que eles continuam em forma.”
(Flávio Carneiro)

“O show é ótimo. Amo as músicas e acho o Dinho muito lindo. Estou adorando.”
(Amanda Oliveira)

“Muito bala o som deles. O show é muito bom, e as músicas são lindas.”
(Luna de Castro)

O próprio Capital Inicial reconhece a importância deste show. Em entrevista ao Arqueólogo do Araújo Vianna, Fê Lemos conta o motivo. Clique aqui para saber.

O fotógrafo Jefferson Bernardes guarda outras duas relíquias desta noite: a credencial do show e a revista Eaí? com a cobertura feita entre o público.

Tags:, , , , , , , , , ,

30/03/2011

Revista NOIZE

Revista NOIZE