Atualize sua playlist com novos artistas da cena independente capixaba

09/01/2025

Powered by WP Bannerize

Avatar photo

Por: Victor Thomé

Fotos: Lucas H Majestoso, Vikkd / Divulgação

09/01/2025


O Bandas que Você não Conhece, Mas Deveria é a seção mais antiga da NOIZE. Desde 2007, ela se reinventa em diferentes formatos e continua sendo impressa a cada lançamento do NOIZE Record Club. 

O estado do Espírito Santo é recheado de diversidade cultural que permeia a região. Ao dar um rolê nas praias de Vila Velha e Vitória ou visitar a Roda d’Água, em Cariacica, conhecemos lindos cenários que trazem consigo, além de seu povo, a música capixaba: é possível escutar desde um funk beat fino ao som de DJ KN, de Vila Velha, até o hardcore do Dead Fish e o reggae dos Macucos.

*

Nesta edição do Bandas Que Você Não Conhece, Mas Deveria, apresentamos os sons da Maré Tardia e Gastação Infinita.

Maré Tardia, som quente nas praias de Vila Velha


Formada por Bruno Lozorio, Gustavo Lacerda, Matheus Canni e Caio Mendonça, o grupo traz uma sonoridade que transmite o calor e emoção das areias capixabas junto ao punk, hardcore e indie, bebendo das raízes brasileiras, californianas e australianas do surf rock.


Com o primeiro álbum autointitulado lançado em 2022, a banda já reúne uma coleção de singles e também um EP lançado em 2023, Jovens Estúpidos. Atualmente, preparam um novo álbum.

Por onde começar?
“Surf Punk” e “Sábado” são entradas para entender a sonoridade da banda em diferentes facetas, e “Prefiro Vila Velha” para uma pegada mais melódica.


Como soa?
Guitarras bem presentes e bateria rápida, variando numa pegada que pode ser agressiva e acelerada ou melódica e dançante. A certeza é que vai te fazer querer levantar da cadeira e curtir.

Mood?
Não tem meio-termo: ou você está cruzando uma orla da praia de vidro aberto, ou no mar, tomando um caldo e curtindo as ondas num dia quente.


As letras retratam o calor, sol quente, paixões, desencantos e as confusões do litoral.

Qual a vibe?

O verdadeiro surf rock com o swing brasileiro. Para quem curte Mukeka di Rato, Erasmo Carlos, Dead Boys ou The Strokes.

Cariacica, terra de Gastação Infinita

Atualmente formada por Hecthor Murilo, Matheus Tavares, Iago Tartaglia, Pedro “Puff” e Vitor “VT”, a banda de Cariacica traz um som diverso, que permeia o indie brasileiro com um toque de jazz, congo, garage rock, entre outros elementos. O primeiro álbum de estúdio, Odisseia na Ideiærradolândia, foi lançado em 2024.

Por onde começar?
“Chave do Portão”, “João Bananeira” e “Cornélios” são excelentes introduções à diversidade de sons da banda.

Como soa?
Com muitas influências em ritmos brasileiros e rock indie, a banda vai além das cordas e bateria, trazendo instrumentos de sopro e sintetizadores para criar uma sonoridade psicodélica e animada.

Mood?
Uma verdadeira selva de sons, para adentrar uma grande viagem e iri pulando de galho em galho, de som em som.

As letras retratam histórias excêntricas como o folclore de Cariacica, relacionamentos estranhos e outros temas abstratos.

Qual a vibe?
Rock alternativo com muita influência brasileira. Ouvintes de King Gizzard & the Lizard Wizard, Milton Nascimento, Novos Baianos e Radiohead vão curtir.

Tags:,

09/01/2025

Avatar photo

Victor Thomé