Mesmo que o término dos Beatles estivesse claro para o quarteto desde que suas vidas começaram a tomar rumos diferentes, o público e a mídia ainda esperavam um anúncio oficial por parte da banda. Em 10 de abril de 1970, uma matéria do jornalista Don Short no Daily Mirror sobre o comunicado de imprensa do primeiro disco solo de Paul McCartney confirmaria ao mundo que o grupo estava com seus dias contados.
McCartney esperou o anúncio de John Lennon em setembro de 1969 de que iria se “divorciar” dos Beatles para começar a compôr seu primeiro disco solo. Nos estúdios EMI, McCartney finaliza seu álbum em 20 de março de 1970, mas precisa esperar para lançá-lo pois Let It Be e Sentimental Journey, de Ringo Starr, estavam prestes a sair também e tantos lançamentos importantes juntos não seria bom para as vendas. O empresário Allen Klein ainda tenta com a EMI, pelas costas de McCartney, postergar a chegada do disco. Mesmo assim, Paul não queria aguardar e Ringo acaba conseguindo convencer John e George a adiar o lançamento de Let It Be em um mês.
A fim de evitar as coletivas de imprensa, entre 7 e 9 de abril Paul entrega o comunicado de imprensa sobre a estreia de McCartney (1970) à gravadora Apple e a repórteres dos jornais London Evening Standard e Daily Mirror, junto com algumas cópias do disco.
O comunicado foi dividido em duas partes: a primeira, uma lista de perguntas feitas por Derek Taylor e Peter Brown, empresários da Apple, e respondidas por Paul; a segunda, comentários sobre as faixas do disco. Nas perguntas mais específicas sobre os Beatles, McCartney é frio e objetivo, sugerindo que não teria mais nenhuma ligação com a banda.
Apesar de não divulgar explicitamente o fim dos Beatles, seus comentários depreciativos sobre o grupo e a resposta negativa para uma possível parceria com John Lennon foram o suficiente para jornais como o Daily Mirror noticiarem em 10 de abril a separação do quarteto. Com o estúdio Apple cercado por repórteres e fãs, eles tiveram que adiar a reunião que fariam no dia sobre o filme Let It Be (1970). Em 17 de abril, McCartney (1970) é lançado no Reino Unido e no mês seguinte o último álbum dos Beatles chega às prateleiras.