O Daft Punk, o rapper Macklemore e a cantora neozelandesa Lorde foram os grandes vencedores do Grammy. A cerimônia de entrega do prêmio rolou ontem à noite, no Staples Center, em Los Angeles.
Com quatro prêmios, o Daft Punk foi o principal nome da premiação. Thomas Bangalter e Guy-Manuel de Homem-Christo levaram os troféus mais cobiçados do Grammy: “gravação do ano”, com o megahit “Get Lucky”, e “álbum do ano”, com o recordista absoluto de 2013, “Random Access Memories”.
Fora dos palcos desde 2008, os DJs comandaram, junto com Pharrell Williams, Nile Rodgers e Steview Wonder, uma das performances mais aguardadas da premiação:
Paul McCartney também foi um dos protagonistas da festa. Além de vencer o Grammy de “melhor canção de rock” ao lado de Dave Grohl, por conta de “Cut Me Some Slack”, (do filme-documentário “Sound City”), o cantor dividiu o palco com o ex-companheiro Ringo Starr. No entanto, a “reunião dos Beatles” não foi propriamente uma homenagem à banda de Liverpool. A música escolhida por Paul, com Ringo no bateria, foi “Queenie Eye”, do seu última trabalho de estúdio:
O Grammy contemplou diferentes gerações ontem à noite. Lorde, de apenas 17 anos, levou para casa os prêmios de “música do ano” e “melhor performance pop/solo”. Por outro lado, os veteranos do Led Zeppelin e do Black Sabbath, que juntos somam 90 anos de história, foram condecorados com os troféus de “melhor álbum de rock” e “melhor música de metal”, respectivamente.
O rock’n’roll subiu ao palco do Grammy em dois momentos. De volta à premiação depois de quase 25 anos, o Metallica contou com a presença do pianista chinês Lang Lang em uma versão – um tanto quanto controversa – de “One”:
O encerramento do Grammy foi em grande estilo. Dave Grohl, Josh Homme e Lindsey Buckingham, guitarrista do Fleetwood Mac, acompanharam o Nine Inch Nails durante a performance de “Copy A”. E depois todos, mais Trent Reznor no piano, se juntaram ao Queens of the Stone Age para encerrar a fechar a cerimônia com uma avassaladora versão ao vivo de “My God is the Sun”:
Confira os vencedores das principais categorias:
Gravação do ano: “Get Lucky”, Daft Punk
Álbum do ano: “Random Access Memories”, Daft Punk
Música do ano: “Royals”, Lorde
Artista revelação: Macklemore & Ryan Lewis
Melhor performance pop/solo: “Royals”, Lorde
Melhor performance pop/grupo: “Get Lucky”, Daft Punk
Melhor performance de rock: “Radioactive”, Imagine Dragons
Melhor performance de metal: “Is God Dead?”, Black Sabbath
Melhor música de rock: “Cut Me Some Slack”, Dave Grohl & Paul McCartney
Melhor álbum de rock: “Celebration Day”, Led Zeppelin
Melhor álbum de música alternativa: “Modern Vampires of the City”, Vampire Weeekend
Melhor álbum de rap: “The Heist”, Macklemore & Ryan Lewis
Melhor clipe: “Suit & Tie”, Justin Timberlake & Jay-Z