Foto: Ariel Fagundes
Com algumas caras novas e dois clipes recém-saídos do forno, o Copacabana Club foi uma das grandes atrações do Meca Festival, realizado no Rio Grande do Sul no final de janeiro e com edições paralelas no Rio e em São Paulo.
A banda, que passou 2012 e 2013 praticamente num retiro espiritual, retornou nesse primeiro semestre de 2014 com um novo guitarrista, André França, e um novo baixista, Carlos Cafareli Jr. As inéditas “Easy” e “This Way”, lançadas em uma tacada, contaram com a produção de Adriano Cintra, ex-CSS, e uma nova pegada na sonoridade do Copacabana.
Para tentar decifrar como será o próximo EP da banda, previsto para sair até o final do ano pelo selo francês Nuun Records, nós pedidos para que a Caca V, vocalista do Copacabana Club, nos listasse os cinco elementos que alimentam o grupo curitibano nessa sua nova fase.
Vamos a eles:
R.E.M.: “A música ‘Easy’, inicialmente, foi feita para um comercial. A nossa referência para ela foi a música ‘Shiny Happy People’, do R.E.M.”.
Música pop: “Fizemos ‘Easy’ pensando que ela tinha que ser uma música superpop. Então, ela tinha que ter tudo o que uma música pop merece: intro, estrofe, refrão, ponte, parada, assobio. A música acabou não entrando no comercial e resolvemos tocar ela mesmo assim num show. Sem conhecer a letra, o público supercurtiu e por isso decidimos gravá-la”.
Synths: “Já ‘This Way’ foi um pouco diferente. Queríamos uma música que tivesse uma sonoridade mais suave, que tivesse um climão, como tinha em ‘Pas Toujours’”.
Chatos do Facebook e do Twitter: “Na época que fomos gravar ‘This Way’, eu já tinha um esboço de uma letra que falava um pouco sobre o momento que vivemos, um mundo lotado de gente, todo mundo criticando as coisas na internet, dando a sua opinião sobre tudo, como se realmente importasse. E, de repente, essa letra encaixou superbem na melodia. Por fim, fomos gravar ‘This Way’ e ‘Easy’ com o Adriano Cintra. Foi legal trabalhar com outra pessoa e ver jeitos diferentes de captar e produzir”.
Kylie Minogue: “Lembro de, no estúdio, o Adriano me pedir para gravar uns trechos meio sussurrados que iam entrar “por baixo” da minha voz e que dariam um efeito Kylie Minogue às nossas músicas”.