A música brasileira perdeu, no último sábado, o cantor, compositor e poeta pernambucano Lula Côrtes. Um dos nossos grandes talentos, o artista ficou conhecido por injetar novas ideias no rock e dar início à música independente no país. Aos 61 anos, morreu em decorrência de um câncer na garganta.
Sua obra, porém, está mais viva do que nunca. Isso porque o álbum Paêbiru – Caminho da Montanha do Sol, gravado com Zé Ramalho e lançado em 1975, foi transformado num documentário.
Histórico, o disco é uma pérola rara e virou objeto de colecionador a partir do momento em que suas cópias foram destruídas numa enchente. Apenas 300 exemplares foram salvos e, hoje, chegam a valer até R$ 5 mil cada um.
A concepção do álbum tem uma história supercuriosa, que é contada em detalhes no road movie Nas Paredes da Pedra Encantada. Dirigido por Cristiano Bastos e Leonardo Bomfim, o filme mostra Lula Côrtes voltando a Ingá, recanto do agreste paraibano envolto no misticismo de uma pedra talhada com signos pré-milenares. Entre as lembranças de Lula e as histórias de figuras diversas da cena udigrudi nordestina, como Lailson, Alceu Valença e Kátia Mezel, o filme investiga, não só a riqueza musical de Paêbirú, mas também, o imaginário particular do interior da Paraíba e o momento psicodélico dos anos 70 na ponte entre Recife e João Pessoa.
Procuramos os diretores para saber quais seus planos após a morte de Côrtes. “O filme está sendo finalizado, estamos tratando imagem e som”, conta Bastos. “Hoje pela manhã, fomos procurados pelo procurador do Lula, seu advogado, e ele nos disse que o objetivo da família é levar sua arte para conhecimento do Brasil e do mundo inteiro. Aliás, Lula é tão conhecido – ou mais – lá fora do que aqui no Brasil, por causa de suas peripécias musicais.”
Minutos depois deste primeiro contato, Bastos procurou a NOIZE para contar mais uma novidade. “Acabamos de fechar, exatamente neste momento, as estreia do filme. Será no Festival Internacional do Documentário Musical, o In Edit Brasil, mas ainda estamos negociando os dias de exibição”, comemora. O evento rola entre os dias 28 de abril e 8 de maio, em São Paulo, e de 6 a 12 de maio, no Rio de Janeiro. “Pode dizer que já estava inclusive acertado que Lula estaria conosco, presente à primeira sessão do filme, falando de todas essas aventuras”, lamenta Bastos. “Sua passagem seria comprada hoje.”
Bastos aproveitou para enviar a bela e exclusiva imagem abaixo. “Tirei esta foto no dia em que conheci o Lula Côrtes. Este lugar é a Casa de Beberibe, em Recife, ambiente no qual o álbum Paêbirú – Caminho da Montanha do Sol foi concebido”, explica.
No vídeo abaixo, você confere um teaser do documentário.
E neste vídeo, você assiste à única aparição de Lula ao lado de Zé Ramalho, depois da gravação de Paêbiru. Com eles, a banda Trem da Catende, comandada por Alceu Valença.
O documentário Nas Paredes da Pedra Encantada tem blog, onde você pode acompanhar os próximos passos do filme.