Dos pés à cabeça

30/10/2012

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Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos:

30/10/2012

_por Crib Tanaka

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Dois calçados fazem parte do visual punk rock há anos: o Converse Chuck Taylor e o coturno Dr Martens. Não tem como não associar o tênis de cano alto aos palcos. Assim como não dá pra imaginar punks sem as botas Dr Martens.

A Converse tem 104 anos de vida e, nesse meio tempo, criou edições especiais que homenagearam nomes da música como The Doors, Metallica, Black Sabbath, ACDC e Kurt Cobain. Tudo para manter vivo o histórico ligado ao rock.

Edição Kurt Cobain

 

Edição The Doors

Em 2008, a marca reafirmou a tradição da veia roqueira com a campanha Creativity, que trazia ícones misturados a artistas atuais. Entre eles, James Dean e Sid Vicious.

Campanha Creativity

Nos pés dos Ramones

Ganhando as ruas, até hoje, em diferentes propostas de looks

A Dr Martens tem menos tempo de vida, 50 anos, mas tem a tradição e atemporalidade como atributos em um produto-chave que ganha, a cada estação, novas cores e estampas ou assinaturas em parceria. Assim, a marca se renova sendo fiel ao que sempre propôs: botas e sapatos com ar industrial e militar.

Edição especial Dr Martens por Raf Simons

A marca foi criada na Alemanha, mas se firmou no Reuno Unido, onde apareceu pela primeira vez nos anos 60, ficando popular entre policiais, carteiros e empregados de fábricas.

Nos anos 70, os skinheads adotaram os calçados e, daí em diante, os coturnos caíram no gosto de todos os movimentos ligados à cultura undergound: punk, two tone, Oi!, new wave, hardcore, psychobilly, grunge…

Peter Townshend uma vez declarou ir para a cama, durante as turnês, com duas coisas: “uma garrafa de cognac e uma bota Dr. Martens”.

The Clash

Peter Townshend

Blur

Sid Vicious

O coturno permanece como ícone punk e de moda, sendo usado hoje muito por mulheres.

Já temos visto os creepers aparecendo em looks em blogs e revistas. A Dr Martens tem uns bem roots, dignos de qualquer um que deseja ter um modelo no guarda-roupa.

 

E aí? Calça esse sapato e vamos para a rua!

@Crib Tanaka é carioca-sansei, jornalista e trabalha com marketing. Acredita cada vez mais no ditado que diz “temos dois ouvidos, dois olhos e uma boca para vermos e ouvirmos duas vezes mais do que falamos.”

 

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30/10/2012

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