Festival CoMA 2022 tem edição marcada por diversidade cultural

12/08/2022

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos: Lucas Las Casas/Divulgação

12/08/2022

Colaboração: Trovoa Comunicação

O Festival CoMA – Consciência, Música e Arte levou sua rede de conexões de volta a Brasília nos dias 4, 5, 6 e 7 de agosto. No Centro Cultural Ibero-Americano (antiga Funarte), nomes de destaque da cena musical nacional e internacional se reuniram para expor, debater e celebrar os três pilares que formam o evento.

*

Festival CoMA ocorreu em Brasília durante 4 dias. (Foto: Lucas Las Casas/Divulgação)

Com um público de mais de 13 mil pessoas, o festival realizou mais de 40 shows, que foram antecipados pela esperada conferência da indústria musical e sua programação de mais de 20 palestras. A cena econômica local também foi impactada pelo movimento CoMA, com um fluxo de 500 profissionais, entre contratados e voluntários, reunidos para tornar história a quinta edição, que marcou o retorno do evento.  

Nos dois primeiros dias, 4 e 5 de agosto, nomes que pilotam o backstage da cena artística, como Raína Biriba (AFROPUNK Bahia); Eduardo Sabbagh (Breve Festival); Steve Stewart (Stone Temple Pilots); e Carol de Amar (A Macaco e Festival Sarará) comandaram diferentes talks sobre o mercado da música. O público reuniu representantes da América Latina afora. Dentre os eventos da Sala Conexões, no dia 5, Rafael Rocha e Pablo Rocha, diretores de criação e comercial da Noize, apresentaram a fala “Noize 15 Anos: Toda a História da Revista ao Maior Clube de Discos da América Latina”.

+ Entrevista | “A música tem que continuar”, diz Leci Brandão

Já no final de semana, a banda Maglore abriu o palco Norte  recepcionando o público, preparando-os para o embalo de gerações que marcou o festival: ÀTTØØXXÁ com Carlinhos Brown e Samba Urgente com Leci Brandão

Urias em apresentação no Festival CoMA 2022. (Foto: Lucas Las Casas/Divulgação)

O festival ainda contou com Bala Desejo, Urias, Luísa e os Alquimistas e Mc Marechal, entre outros nomes de destaque nacional. Já Remobília, Anna Moura, Sellva, Bolhazul e mais representaram a cena local, enquanto a musicista jamaicana de reggae Ammoye e o trio argentino de “eletroperformático” experimental Piece The Nena foram algumas das atrações internacionais. O clima de Brasília ficou ainda mais quente com o Ballroom Satélite Kiki Ball, da Grand Prize, que levou a audiência às alturas com oito categorias com temas relacionados ao espaço sideral – com direito a homenagens a astronautas negros e aos satélites do Distrito Federal. 

O cuidado com o meio ambiente também se expressou por meio das ações de consumo consciente e impacto ambiental positivo, como a redução e gerenciamento seletivo de resíduos, redução e compensação das emissões de CO2, uma curadoria pensada especificamente para a praça de alimentação, oferecendo produtos do cerrado e de produção de base ecológica, além de uma curadoria de produtos na lojinha oficial, para adoção de práticas de moda sustentável, economia circular, parcerias com empreendedoras e talentos locais. 

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

12/08/2022

Revista NOIZE

Revista NOIZE