Frevo: 10 discos essenciais para mergulhar na história e evolução do gênero

19/02/2025

Powered by WP Bannerize

Avatar photo

Por: Revista NOIZE

Fotos: Reprodução

19/02/2025

Não é tarefa fácil selecionar os principais discos da história do frevo. Para isso, convidamos Renato Lins, jornalista, DJ, pesquisador musical, ex-secretário de Cultura do Recife e um dos protagonista da cena Manguebeat. Aqui, ele apresenta uma possível discografia básica do gênero. 

Capiba – 25 anos de Frevo (1959)
Capiba 

*

Um apanhado da produção, já clássica na época do lançamento, de Lourenço da Fonseca Barbosa, o mítico Capiba, talvez o maior compositor de frevos da música brasileira. Até hoje em catálogo.

Atrás do Trio Elétrico (1969)
Caetano Veloso 

Um marco: Caetano Veloso faz, com esse compacto, o Brasil descobrir as delícias do frevo eletrificado, acompanhado pela guitarra de Lanny Gordin.

O Bom do Frevo (1973) 
Claudionor Germano  

Com essa coletânea, fica fácil entender porque Claudionor Germano é considerado o melhor intérprete da história do frevo.

Nelson Ferreira – Meio século de Frevo de Canção (1975)
Nelson Ferreira 

Coletânea dividida em sete volumes. Nelson Ferreira desafiou os preconceitos raciais da época para construir uma carreira brilhante como compositor, maestro e executivo de rádio e gravadora.

Asas da América (1979)
Vários Artistas

O compositor Carlos Fernando, autor de vários clássicos do carnaval pernambucano, juntou Alceu Valença, Caetano Veloso e outros craques no estúdio com uma missão: renovar o frevo!

Coleção Frevos de Rua (1999) 
Maestro Duda 

Quatro volumes dedicados apenas aos frevos instrumentais feitos para agitar as multidões – os “frevos de rua”. Apresentados, aqui, pela lendária orquestra do Maestro Duda.

Frevos de Bloco (2004)
Coral Edgard Moraes 

Esse coral é formado pelas filhas de Edgard Moraes, um dos maiores compositores de frevo de bloco, modalidade mais lírica do frevo, executada com instrumentos de pau e corda e com letras saudosistas.

Passo de Anjo (2004)
SpokFrevo Orquestra 

O maestro Spok reencena com sua poderosa orquestra a eterna paixão do frevo pelo jazz.

Nove de Frevereiro (2006) 
Antônio Nóbrega 

 Antônio Nóbrega explora, com seu violino, novos caminhos instrumentais para o frevo. 

Frevo do mundo (2008)
Vários Artistas  

Mangue boys e nomes consagrados da MPB batem uma bola no estúdio com as orquestras dos maestros Spok, Duda, Clóvis Pereira e Ademir Araújo.

Esta matéria foi publicada originalmente na edição #101 da revista NOIZE, lançada com o vinil de Orquestra Frevo do Mundo, Vol. 1, em 2020.

Tags:, , ,

19/02/2025

Avatar photo

Revista NOIZE