LISTA | O que fica e o que sai da música em 2013

30/12/2012

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Avatar photo

Por: Revista NOIZE

Fotos:

30/12/2012

_por Karla Wunsch 

Papai Noel, ao final deste ano de 2012 temos um pedido especial: se o mundo não acabar, que, pelo menos, os itens abaixo listados em “Cai Fora” sejam de fato encaminhados ao extermínio. E tudo que está em “Fica Fica Fica”, deixa quieto. Não se mexe em time que tá ganhando. Obrigada.

*

CAI FORA

Shows muito (muito, muito) caros

Ok, esse sonho ainda parece distante. Mas vá que o fiasco de vendas e cancelamentos de shows em 2012 dêem um alerta no pessoal. Porque não tá fácil pagar tantos dígitos (e ainda ter que aguentar atrasos e outros abusos) para assistir nossos artistas favoritos.

 

 

Clipes com mais de 10 minutos

Fazer um videoclipe estendido com uma história pra encher linguiça já é um recurso chato utilizado há anos. Só que aí veio o Neil Young com o pé na porta. Primeiro com um clipe de 14 minutos, depois com um de 28 minutos. Detalhe: não tem uma “historinha’ à la  “Ride”, da Lana Del Rey. É só imagens vintage e psicodélicas. Sério, mermão?

 

 

 

Todo mundo é rock ‘n’ roll

Em 2012, parece que finalmente o bom gosto musical venceu. Muita gente saiu na rua como se fosse a personalização do rock – camisetas do Ramones/Beatles/Rolling Stones/jaqueta de couro, spike, all star e couro. O problema é que 80% dessas pessoas não conhece nada além de “All You Need is Love” (o que inclui tatuagem do trecho) e Rihanna. Bom gosto? Só se for no guarda-roupa. E olhe lá.

 

 

Novo álbum do Bob Dylan 

Os Rolling Stones até conseguiram segurar o tranco e lançar um álbum com direito ao bom rock de sempre. Já Dylan, que tristeza… O novo álbum do sexagenário do folk, Tempest, começa mal logo na capa (provavelmente feita por um sobrinho que manja de Corel). E ainda tem umas músicas bem fraquinhas. “Duquesne Whistle” até se salva, animadinha e com bom clipe.  De qualquer jeito, sua discografia merece mais.

 

 

Mistura eletrônica

Não sei o que acontece no mundo, mas tudo tem que ganhar uma batida eletrônica. Até a Cat Power se rendeu. Em seu álbum Sun, a nova loira até parece querer se infiltrar em umas baladinhas electro-indie.

 

 

Muse e The Killers

Não precisam acabar. Mas nada de fazer álbuns como The 2 Law ou Battle Born de novo. Por favor.  

 

 

 

 

 Dave Grohl como deus do mundo

O cara é foda, sem dúvida. Canta, toca, é simpático e, como muitos defendem por aí, é lindo (?). Mas chega, né?  Tudo bem que o cara adora fazer de tudo ao mesmo tempo, e sempre dá um jeito de figurar nas manchetes. Daqui a pouco, porém, vão noticiar até uma “aparição” do Grohl quando estiver saindo de casa ou uma nova versão do AC/DC que ele fez debaixo do chuveiro.

 

 

 

FICA FICA FICA

Shows no Brasil

A reclamação também vira um elogio: Bob Dylan, Foo Fighters, Roger Waters, Paul McCartney e Robert Plant. E isso é só pra começar a lista das grandiosidades que tocaram por aqui na temporada. Já pro ano que vem, tá dando pra sentir o clima: The Cure, The Who e Black Keys são algumas das promessas. Ou seja, keep it coming.

 

 

 

Fanpages legais de bandas

Foi o ano em que ter uma página no Facebook virou apenas o óbvio. E as bandas (muito melhor que a maioria das marcas) souberam fazer com maestria suas fanpages. Continuem assim.

 

 

 

 

Material inédito de artistas

Esse foi o ano em que mais pipocou coisa nova de gente morta ou velha. Desde fotos antigas, e nunca divulgadas, dos Rolling Stones até um álbum inteirinho com músicas do Jimi Hendrix. No Brasil, a alegria também ficou por conta de inéditas do Cazuza e da Cássia Eller. Agora é só esperar 2013. Quem sabe o Queen lança tracks inéditas ou alguém encontra um vídeo proibido da Janis Joplin no Rio?

 

 

Tame Impala

Não bastasse o ótimo segundo álbum, Lonerism, o Tame Impala ainda fez um dos melhores clipes do ano: “Feels Like We Only Go Backwards”. Fazer mais alguns desses já equivale a todos os deveres do ser humano (“plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho”).

 

 

Músicos nacionais

Muitos brazucas lançaram ótimos álbuns. Deu até orgulho de ver e ouvir. Tulipa Ruiz, Thiago Pethit, Tom Zé, Curumin, Céu e por aí vai. A vontade que fica é que venham mais e mais.

 

 

 

 

Artistas fazendo 70 anos

Caetano fez 70, e disponibilizou discografia completa online. Gil fez 70 com show orquestrado. Tim Maia faria, mesmo assim ganhou o direito a coletânea na gringa. Também teve Paul McCartney, Lou Reed, Nara Leão, Aretha Franklin, Paulinho da Viola e Brian Jones, todos nascidos em 1942.  A gente adoraria que os 70 deles fossem celebrados todos os anos pra chover e chover homenagens.

 

 

 

Karla Wunsch curte escrever, escrever e escrever. É redatora da Noize e dificilmente você vai encontrar ela por aí sem fone de ouvido.

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , ,

30/12/2012

Avatar photo

Revista NOIZE