Você conhece alguém que faça discos de vinil em casa? É bem provável que não. Isso porque, para que se possa produzir um vinil, é necessário possuir uma série de maquinário específico e dominar uma técnicas industriais (já explicamos melhor por aqui: como o vinil é fabricado). Mas, talvez, tudo isso esteja começando a mudar.
A Teenage Engineering lançou um novo dispositivo que permite que qualquer pessoa possa fabricar seus próprios pequenos discos de 5 polegadas. A PO-80record factory é, basicamente, uma fabriqueta de vinil portátil. A maquininha foi desenvolvida em parceria com o designer e músico japonês Yuri Suzuki.
O aparelho é um mini toca-discos que, além da agulha normal, que reproduz o som, também possui uma agulha para gravar, que corta o disco, criando seus sulcos, assim como faz a agulha do corte do acetato, nas fábricas de vinil reais. Basta conectar o aparelho em alguma fonte contendo o áudio que será gravado no disco e pronto. Tudo muito simples e fácil.
O resultado? Não é um som com alta qualidade, evidentemente. A marca suíça descreve o áudio dos pequenos discos como “lo-fi”. De fato, os ruídos são altos, o que já era de se esperar, como você pode ver no vídeo abaixo. Mas você consegue gravar bolachinhas de 33 e 45 rpm, nas quais cabem entre 3 e 4 minutos de música.
Além disso, a Teenage Engineering criou um software online que auxilia no ajuste da master antes de gravá-la, facilitando a adaptação da música ao disco. O kit do PO-80 vem com 5 bolachas virgens para gravação e a marca disponibiliza também a compra de discos avulsos.
A invenção é tão diferente e interessante que, depois de um mês do lançamento, o produto já está esgotado. É claro que o som desses compactos não se compara ao dos discos cuidadosamente produzidos nas fábricas de verdade, mas, mesmo assim, essa é uma novidade legal, né?
E por aí, você ficou com vontade de ter uma fabriqueta de discos?
LEIA MAIS