O soul chorou na última sexta, 18, quando Sharon Jones morreu. Ela, que era uma das maiores cantoras de soul da atualidade, se foi vítima de complicações ligadas a um câncer no pâncreas contra o qual lutava há alguns anos.
Acompanhada pelo The Dap Kings, grupo que também esteve ao lado de Amy Winehouse, Sharon lançou cinco de discos de estúdio entre 2002 e 2014. Segundo Gabriel Roth, do Dap kings, revelou em entrevista ao Los Angeles Times, a cantora havia sofrido um derrame no dia 8 de novembro, quando estavam sendo apurados os resultados das eleições a presidente nos Estados Unidos.
“Ela disse às pessoas que foi o [Donald] Trump quem lhe deu o derrame”, contou Roth. Ele contou ainda que a banda esteve ao lado de Sharon até seus últimos momentos e que, mesmo quando havia perdido a voz, ela seguia cantando:
– Primeiro, ela estava apenas gemendo, e então ela começou a gemer afinado e então começou a seguir uma sequência de acordes e logo ela estava sussurrando “His Eye on the Sparrow” [canção de Mahalia Jackson]. Nós todos continuamos tocando e cantando com ela e, pouco a pouco, nos próximos dias ela realmente começou a mover a boca e começou a cantar a letra.
Gabriel Roth continua:
– Você sabe, foi muito triste, mas também muito bonito e meio que impressionante de ver. Quero dizer, ela era a pessoa mais forte que qualquer um de nós já tinha conhecido, e ela só continuou cantando. Ela não queria parar de cantar. Isso foi muito bonito, muito bonito, e eu agradeço muito que a banda teve a chance de passar aquele último momento musical com ela.
Seu último disco de inéditas foi o Give the People What They Want (2014), mas na metade de 2016 saiu o documentário Miss Sharon Jones, lançado junto com uma nova música chamada “I’m Still Here”. Para todos que amam o funk e o soul, Sharon Jones continuará aqui para sempre. Ouça abaixo esse derradeiro lançamento e assista também à artista cantando ao vivo em 2015: