Precisando de algumas dicas de leituras? Separamos 10 livros para você que ama viver a música também através da leitura: de Rita Lee às minas do funk, de Paralamas do Sucesso a Tom Jobim. Tem um pouco de tudo, para todos os gostos:
1,2,3,4! Contando o tempo com Os Paralamas do Sucesso
João Barone
O baterista narra o sucesso d’Os Paralamas do Sucesso a partir do seu ponto de vista, cheio de sinceridade e riqueza de detalhes: seu fascínio pela bateria ainda na infância, o primeiro contato com Herbert Vianna e Bi Ribeiro, os ensaios na casa da Vovó Ondina, as artes com os amigos de banda na praia de Ipanema antes fama, o primeiro disco, o consagrador show no Rock In Rio de 1985, entre outros momentos marcantes.
Bate-Estaca: Como DJs, drag queens e clubbers salvaram a noite de São Paulo
Camilo Rocha
A história da cena eletrônica se entrelaça à história da cidade de São Paulo, com suas inúmeras transformações entre as décadas de 1980 e 2000. Em uma combinação de pesquisa de campo, entrevistas e memórias, o autor Camilo Rocha conta como surgiu a cena eletrônica paulistana e narra sua história, protagonizada por clubbers, DJs e drag queen.
Cuícas Imortais: De João Mina a Boca de Ouro
J. Muniz Jr. e Paulinho Bicolor
J. Muniz Jr. e Paulinho Bicolor contam a história de um dos instrumentos mais marcantes da história da percussão brasileira através da trajetória de grandes músicos e instrumentistas. A partir da figura de João Mina, que introduziu a cuíca nas escolas de samba, ganhamos uma viagem pela história do instrumento, passando pelas contribuições e heranças deixadas por nomes como Manoel Quirino, Bide, Generoso, Ministrinho e tantos outros.
Funk Delas: A História Contada Pelas Mulheres
Michele Miranda
Neste livro, a história do funk é contada de um ponto de vista mais do que necessário: o feminino. Michelle Miranda lança luz sobre o caminho que funkeiras percorreram para chegar ao sucesso e a luta para ocupar lugar de relevância em streamings de música, paradas de sucesso e também nos bailes.
A história incompleta de Miriam Batucada
Ricardo Santhiago
Ricardo Santhiago mergulha na vida complexa e fascinante de Miriam Batucada, mulher lésbica, possivelmente bipolar, que emergiu de uma família conservadora da periferia de São Paulo para se tornar uma estrela do cenário artístico brasileiro. O livro explora sua ascensão meteórica e sua trajetória marcada por um final trágico. Esta biografia revela mais detalhes sobre a vida e o legado de uma talentosa cantora, compositora, ritmista e humorista que, até então, foi negligenciada pela cultura brasileira.
O mito do mito
Rita Lee
A obra inédita de Rita Lee é uma ficção com alguns toques de realidade. Em 2005, a saudosa artista iniciou a escrita do texto, mas engavetou logo na sequência. Em 2019, ela resgata e finaliza a obra para publicá-la com a condição de que fosse lançada após sua morte. O mito do mito pode ser descrito através de uma breve sinopse: “Um consultório em um casarão antigo no centro de São Paulo. Um doutor que só atende depois do pôr do sol. Uma cantora em busca de respostas para uma pergunta que a persegue. E uma regra: ela só pode entrar na casa sozinha”.
O ouvidor do Brasil: 99 vezes Tom Jobim
Ruy Castro
O livro conta a história do músico que mudou a história da música brasileira com a bossa nova: Tom Jobim. O compositor influenciou outras gerações de músicos com suas canções e ajudou a colocar o país no radar musical mundial. Os textos de Ruy Castro montam uma espécie de perfil biográfico do músico, revelando fatos inéditos, bastidores e histórias sobre Tom Jobim.
Preta Gil: Os primeiros 50
Preta Gil
Para comemorar seus 50 anos, Preta Gil decidiu dividir com o público sua trajetória de vida, da infância à vida adulta. A cantora narra a sua história em autobiografia forte e corajosa. Ao longo das páginas, momentos felizes e de sucesso dividem espaço com passagens difíceis, como o seu tratamento contra o câncer. Para ajudar a contar essa história, Preta traz imagens do seu arquivo pessoal.
Rita Lee Mora Ao Lado
Henrique Bartsch
Escrita por Henrique Bartsch e originalmente publicada em 2006, Rita Lee Mora ao Lado é uma espécie de biografia irreverente. Bartsch, engenheiro e músico, faleceu em 2011, sem testemunhar o sucesso de sua obra, que foi adaptada para o musical homônimo em 2014, estrelado por Mel Lisboa no papel de Rita Lee. A nova edição, fruto da iniciativa de sua filha caçula, Bárbara Bartsch, e da diretora da Garota FM Books, Chris Fuscaldo, resgata uma narrativa que mistura realidade e ficção para contar trajetória da rainha do rock brasileiro através dos olhos de uma vizinha fictícia.
Som Livre: Uma biografia do ouvido brasileiro
Hugo Sukman
Neste livro, o jornalista e crítico de música Hugo Sukman narra a trajetória da maior gravadora 100% brasileira, fundada em 1969 por João Araújo. A obra explora a influência da Som Livre na música brasileira, desde trilhas sonoras icônicas de novelas e festivais até a ascensão da nova música sertaneja. Sukman mergulha nos bastidores dos sucessos que marcaram gerações e examina os desafios enfrentados pela indústria, como a pirataria, a censura e a revolução digital. Em sua análise, ele revela como a Som Livre, ao longo de seus 50 anos, ajudou a moldar a música popular brasileira e, por extensão, a própria identidade cultural do país.
LEIA MAIS