Show inesquecível é aquele em que o vocalista parece cantar só para você, que todas as músicas parecem a sua música, que a galera se mistura e canta junto todas as letras. Parece impossível ter isso tudo em casa, certo?
Ainda bem que tecnologia pode dar uma mãozinha. O novo DVD do Muse, “Live at Rome Olympic Stadium”, produzido em tecnologia 4K (o ultra HD), promete uma experiência tão marcante quanto um show ao vivo. Para tentar provar essa ousada teoria, a banda britânica estreou o filme, na última semana, nas telas de vinte salas de cinema espalhadas pelo mundo. Entre as cidades, estava o Rio de Janeiro.
A nitidez realmente impressiona, e casa perfeitamente com a série de efeitos utilizada pela banda. Até mesmo o telão, exibido ao fundo do palco, é claro como cinema. O Muse sabe o poder que tem e abusa de performances com atores que parecem sair do telão em direção à plateia – como o empresário raivoso que surge durante “Animals” ou a secretária sexy que perde o controle em “Feeling Good” –, tornando a experiência em um mix de teatro e show de rock.
Se a platéia em Roma foi ao delírio, os espectadores da sessão não ficaram para trás: para onde quer que se olhasse, as cabeças mexiam a cada agudo alcançado pelo vocalista, Matt Bellamy, e comentavam o show, de noventa minutos de duração.
Mantida constantemente no centro do palco, a câmera capta detalhes como o perfeito corte de cabelo de Chris Wolstenholme e até as telas dos celulares dos fãs gravando o show, dando a sensação de estar no meio do espetáculo, no melhor lugar. Não se trata de um filme dedicado somente aos superfãs da banda, mas aos apreciadores da música em geral.
A experiência é esteticamente marcante e surpreende. Mais do que um filme, esse espetáculo é real e consegue transmitir a emoção de uma banda grata por encher um estádio inteiro e ainda vibrar com isso. Matt Bellamy disse que o “Live at Rome Olympic Stadium” ofereceria aos fãs “uma experiência inteiramente nova de um show do Muse”. E cumpriu a sua promessa.
No Brasil, “Live at Rome Olympic Stadium” deverá ser lançado somente no ano que vem, em formato de CD, DVD e blu-ray.
Em setembro, conversamos dom Dominic Howard, baterista do Muse. Na entrevista, falamos sobre as apresentações ao vivo da banda, que já renderam diversos prêmios ao trio britânico: