Completando 50 anos de carreira, Ney Matogrosso vem sendo merecidamente celebrado: primeiro, com a turnê “Bloco na Rua”, que levou os maiores sucessos da carreira solo e dos Secos & Molhados para grandes estádios. Agora, neste 2025, o artista ainda ganha uma cinebiografia e uma exposição no MIS-São Paulo.
Dirigido por Esmir Filho, Homem com H esmiúça a trajetória de Ney desde a juventude no Mato Grosso do Sul, antes de brilhar nos palcos, até a construção do performer que, ora encantaria pessoas pelo Brasil inteiro, ora provocaria o status quo balançando conceitos como a masculinidade ou como uma performance de uma banda de rock deveria ser.
O trailer do filme destaca a interpretação de Jesuíta Barbosa no papel de Ney Matogrosso e ainda mostra a conexão do artista com Cazuza, vivido por Jullio Reis. Homem com H estreia no dia 1° de maio nos cinemas.
Assista ao trailer abaixo:
Já a exposição Ney Matogrosso, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, passeia pela trajetória do artista desde os primeiros passos no Secos & Molhados até o mais recente trabalho de sua carreira solo, Nu Com a Minha Música. A mostra traz fotos, figurinos marcantes, documentos históricos e imagens raras, fotografadas por nomes como Madalena Schwartz, Thereza Eugênia, Ary Brandi e Daryan Dornelles. Filme e cinebiografia se convergem em homenagem a um grande artista: o MIS também vai receber elementos cenográficos do filme, cedidos pela Paris Seis.
A exposição estreia no dia 21 de fevereiro, no Museu da Arte e do Som de São Paulo. Os ingressos já estão à venda no site da instituição por R$ 15 (meia) e R$30 (inteira).
As cinco décadas de sucesso de Ney Matogrosso são devidamente celebradas como o artista gosta: se reinventando a cada momento. Na época da divulgação da tour “Bloco na Rua”, Ney declarou: “Tenho acompanhado de perto todas as movimentações do mercado da música, vejo grupos se reunindo e bandas se despedindo dos palcos também. Mas, hoje, aos 82 anos, o meu recado é outro: tenho ginga pra dar e vender.”