NOIZE Record Club apresenta “Opinião de Nara” (1964), de Nara Leão

10/03/2022

"]

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos: Revista NOIZE

10/03/2022

Mais um clássico absoluto da MPB chega ao Noize Record Club. No mês de março, orgulhosamente apresentamos Opinião de Nara (1964), de Nara Leão, uma das mais essenciais cantoras brasileiras. Nosso kit exclusivo inclui o LP em vinil transparente, remasterizado a partir das fitas master originais, além de novo encarte e a edição #123 da revista NOIZE.

Faça agora parte do NRC e garanta um título histórico na sua coleção!

Um marco na história da música brasileira, Opinião de Nara (1964) foi um disco pioneiro e corajoso, que antecipou e abriu caminho para o engajamento da canção popular contra a recém implantada ditadura militar no Brasil. “Podem me prender/ Podem me bater/ Podem até deixar-me sem comer/ Que eu não mudo de opinião”, canta Nara em “Opinião”, de Zé Keti, faixa de abertura e que tornou-se um hino de resistência. Conforme Sérgio Cabral conta em Nara Leão, Uma Biografia, a sugestão de abrir o disco com essa música foi de Glauber Rocha, amigo da cantora. 

*

Em novembro de 1964, quando o disco saiu, Nara já era conhecida por sua participação no movimento da bossa. Por isso, segundo Ruy Castro descreve em seu livro Chega de Saudade, o álbum Opinião de Nara foi “um disco chocante”, “que rachou a bossa nova”. Nele, a intérprete surpreendeu a todos decidindo se afastar do movimento do qual havia feito parte e trazer a crítica social para o âmago de sua música. 

“Este disco nasceu de uma descoberta importante para mim: a de que a canção popular pode dar às pessoas algo mais que a distração e o deleite. A canção popular pode ajudá-las a compreender melhor o mundo onde vivem e a se identificarem num nível mais alto de compreensão”, afirma a própria Nara no texto presente na contracapa do LP. O impacto do disco foi tanto que inspirou ainda o surgimento do Show Opinião, que se tornaria outro episódio histórico por si só.

Opinião de Nara conta com músicas de compositores também históricos como Zé Keti, João do Vale, Sergio Ricardo, Tom Jobim, Ruy Guerra, Vinicius de Moraes, Baden Powell e Edu Lobo. A interpretação de Nara já não é contida como na bossa nova, é intensa como as mensagens das letras. 

Mesmo debruçada sobre o samba de raiz, ou sobre o folclore nordestino, a gravação apresenta levadas e arranjos modernos para a época, fazendo pontes entre os ritmos do berimbau e os do samba-jazz. A grandeza musical explica-se ao ver a banda que a acompanha na gravação. Nela, estão presentes gigantes como Edison Machado na bateria, Erlon Chaves no piano e Tião Neto no baixo. 

Com exclusividade para assinantes do NOIZE Record Club, esta pedra fundamental da MPB ganhará uma nova prensagem. Faça parte do clube e garanta essa raridade girando no seu toca-discos.

Opinião de Nara chegou ao NRC.

OBS: Lembramos que, por causa das paralisações dos nossos fornecedores na virada do ano e dos resíduos dos impactos da pandemia, seguimos correndo para recuperar os prazos dos envios. Até lá, agradecemos o seu apoio e contamos com sua compreensão. O kit NRC#059 (Nara Leão) tem previsão de envio para o mês de julho de 2022.

Tracklist:

LADO A

1. Opinião
2. Acender As Velas 
3. Derradeira Primavera
4. Berimbau
5. Sina de Caboclo
6. Deixa

LADO B

1. Esse Mundo É Meu
2. Labareda
3. Em Tempo de Adeus
4. Chegança
5. Na Roda de Capoeira
6. Mal-me-quer

Tags:, , ,

10/03/2022

Revista NOIZE

Revista NOIZE