7 clássicos inesquecíveis feitos em vinil pelo NRC

19/08/2022

Powered by WP Bannerize

Avatar photo

Por: Revista NOIZE

Fotos: Revista NOIZE

19/08/2022

Aqui no NRC, alguns dos momentos mais emocionantes para nós acontecem quando lançamos discos clássicos, de grandes gênios da música brasileira. Nesses casos, agimos como verdadeiros arquivistas, recuperando tudo o que conseguimos do lançamento original para oferecer aos assinantes uma experiência documental imersiva. Hoje, viemos relembrar algumas das vezes em que isso aconteceu.

Neste mês de agosto, temos novamente uma honra dessas, pois estamos lançando em vinil laranja a reedição especial de Milton (1970), disco fundamental para compreender a obra do gigante Milton Nascimento. Trabalhamos na remasterização do álbum utilizando as fitas master originais da gravação. O kit completo para assinantes do clube, além do LP, contará com a edição # 128 da revista NOIZE e com um encarte-pôster, tal qual no lançamento do início da década de setenta. 

*

Ainda não faz parte do clube? Assine agora o NRC e garanta o melhor da música brasileira na sua coleção, começando pela reedição de Milton (1970). Assinando somente até o dia 9/9, você garante o recebimento deste título – o lançamento seguinte sempre é anunciado no dia 10 de cada mês.

Abaixo, confira outros clássicos que já enviamos aos nossos assinantes.

Os Afro-Sambas (1966), de Vinicius de Moraes e Baden Powell

Nos primeiros anos do clube, lá em 2016, na nossa sexta edição, reeditamos este disco memorável, registrando a parceria de dois ícones. Em comemoração aos 50 anos do álbum, nossos assinantes receberam um LP preto de 180g, remasterizado a partir das fitas mono originais da gravação. Aliás, esse foi o único disco mono feito pelo NRC até hoje. Verdadeiros hinos como “Canto de Ossanha” e “Canto de Xangô” ganharam novo fôlego pelos toca-discos do Brasil e a revista Noize #70 revelou os bastidores desta obra-prima. 


Gilberto Gil (1968)

Pouco depois, na nossa vigésima edição, foi a vez da edição comemorativa de 50 anos de outro dos álbuns mais importantes da música nacional. A união entre Gilberto Gil, Os Mutantes e Rogério Duprat foi um dos marcos fundamentais da Tropicália. Em 2018, nossos assinantes receberam o álbum reeditado em LP amarelo opaco. Caetano Veloso, Sérgio Dias e o produtor do disco, Manoel Barenbein, são alguns dos personagens presentes na revista Noize #84, que acompanha o álbum. 


O Dia Em Que A Terra Parou (1977), de Raul Seixas

O “Maluco Beleza” foi parar na casa dos nossos assinantes em 2019, na nossa edição #28. O sétimo álbum de Raul, que conta com participações de membros da Banda Black Rio, Azymuth e Gilberto Gil, foi prensado pelo NRC em disco de vinil preto de 180g. Na Noize #98, estão presentes Cláudio Roberto, parceiro de Raul no álbum, Tânia Barreto, viúva do cantor, e Sylvio Passos, responsável por documentar e manter o acervo do roqueiro baiano. 


Pérola Negra (1973), de Luiz Melodia 

Com o perdão do trocadilho óbvio, mas esse disco é uma verdadeira pérola em nosso catálogo. O álbum de estreia de Melodia é um mito da MPB, cheio de canções clássicas como “Estácio, Eu e Você”, “Vale Quanto Pesa”, “Estácio, Holly Estácio”, “Pérola Negra” e “Magrelinha”. A edição # 43 do NRC foi prensada no ano de 2020, em disco de vinil preto de 180g, remasterizado a partir das fitas originais da gravação. A Noize #107 traz depoimentos de Jane e Mahal Reis, viúva e filho de Melodia, além de matérias aprofundadas sobre Damião Experiença e Hélio Oiticica, figuras diretamente ligadas ao álbum.   


Elza Soares (1974)

Reeditado em vinil pela primeira vez desde o lançamento original, o álbum chegou aos nossos assinantes com uma faixa bônus, “Salve a Mocidade”, que a cantora gravou na mesma época, mas que não constava na primeira versão do álbum. Elza Soares é um patrimônio nacional e um dos nossos maiores orgulhos aqui no clube foi essa edição # 49, de 2021. É um registro histórico, posto em circulação novamente através de parceria do NRC com o selo Tapecar, que voltou à ativa recentemente. Na revista Noize #113, Elza fala sobre o disco e ainda mergulhamos nas histórias de Ed Lincoln e do histórico evento Noitada de Samba, que abalou o Rio de Janeiro nos anos 1970.  


Tim Maia Disco Club (1978)

Obra pioneira da disco music no Brasil, o álbum é um dos pontos altos da discografia do Síndico e do NRC. Algumas das canções mais memoráveis de Tim, como “A fim de voltar”, “Acenda o farol”  e “Sossego”, foram remasterizadas pelo NOIZE Record Club a partir das fitas tape originais, encontradas nos arquivos da Warner, e prensadas em vinil transparente, em 2021, na nossa edição comemorativa # 050. Na Noize #114, publicamos nada menos do que a última entrevista que Cassiano deu na vida, trazendo falas inéditas do ícone do soul brasileiro, que havia nos deixado na época deste lançamento.


Opinião de Nara (1964), de Nara Leão

Disco mais antigo do nosso catálogo, um verdadeiro clássico, a pedra fundamental para o surgimento do que hoje conhecemos como MPB. O álbum, que marcou a ruptura de Nara com a bossa nova e deu origem ao histórico espetáculo Opinião, foi prensado em vinil transparente pelo NRC. Foi a primeira vez desde seu lançamento original. A edição # 059 do NRC, em 2022, foi remasterizada a partir das fitas master da época e chegou há pouco tempo nas casas dos nossos assinantes. Na revista Noize #123, detalhamos a história do álbum, trazemos depoimentos de Cacá Diegues, que foi casado com Nara, e mergulhamos ainda nas trajetórias de Sérgio Ricardo e Edison Machado, personagens decisivos para o disco.


Assine agora o NOIZE Record Club e garanta todos os nossos próximos lançamentos!

Tags:, , , , , , , , , , , ,

19/08/2022

Avatar photo

Revista NOIZE