Na virada dos anos 1970 para os 80, o reggae encontrou terreno fértil para explodir na Inglaterra. Músicos jamaicanos como Gregory Isaacs e Desmond Dekker passaram seus últimos dias lá, Bob Marley morou no país entre 1976 e 79, bandas oriúndas do punk rock, como The Clash e The Ruts, já tocavam músicas influenciadas pelo estilo e não demorou até que nascessem importantes grupos ingleses de reggae, como o Steel Pulse.
O fotógrafo Alex Bartsch está lançando um livro que procura resgatar a trajetória do gênero jamaicano em Londres. Covers: Retracing Reggae Record Sleeves in London é o nome do projeto onde ele apresenta fotos mostrando onde foram feitas as capas de mais de 40 discos de reggae na cidade. O livro está sendo lançado através de um financiamento coletivo onde o autor explica:
– Por enquanto, localizei mais de 40 capas. Algumas foram fáceis de achar enquanto outras demandaram meses de trabalho investigativo. Eu pedalei por toda a cidade, rolaram algumas perseguições de gansos loucos e algumas descobertas inesperadas. Tem sido uma grande aventura e possibilitou desenhar um mapa interessante da herança do reggae em Londres.
Aos interessados no livro, basta apoiar o projeto de financiamento coletivo do para adquirir o seu (aqui). Veja abaixo um registro incrível de Desmond Dekker tocando em Londres nos anos 1970: