Antes e depois da gravadora

06/05/2014

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos:

06/05/2014

A música independente está em alta, mas a opção de assinar com uma gravadora ainda existe. E ela não, necessariamente, implica na perda da liberdade do artista, como nos falaram os caras do METZ e do Obits.

METZ e Obits são bandas barulhentas dos Estados Unidos que há algum tempo divulgam seus discos pela Sub Pop, selo que lançou Nirvana e Soundgarden. Os caras vêm para o Brasil junto com o Mudhoney, outra banda da gravadora, em maio para shows em São Paulo e em Goiânia. A gente foi atrás deles pra saber se eles lembravam do dia em que eles assinaram com a Sub Pop e ainda pedimos algumas dicas para bandas que estão pensando em assinar com alguma gravadora ou que já fizeram isso.

*

Obits

Obits

O METZ começou mandando demos para a Sub Pop, até que um dia ele pediram para enviar um disco demo quando estivesse pronto. “Eu estava em um cinema e quando eu peguei meu celular Chris e Hayden tinham me mandado uma centena de mensagens, acho que eles estavam bêbados”, foi assim que o vocalista e guitarrista Alex Edkins descobriu pelos outros integrantes da banda que eles haviam assinado com a gravadora. Em 2012 eles lançaram o primeiro álbum, METZ.

Desde o disco de estreia I Blame You, o Obits está com a Sub Pop. O último álbum lançado pelo selo foi Bed and Bugs (2013). O guitarrista Sohrab Habibion lembra que o contrato deles tinha “uma enorme mancha de café nele”. Eles até pensaram que era o estilo do papel, “mas o fato de que era de café derramado deixou aquilo muito melhor. Qualquer gravadora que é relaxada o bastante para assinar contratos sujos com as bandas tem um lugar permanente no nosso coração”, disse Sohrab.

Sohrab foi incisivo quando perguntamos se é preciso convencer uma gravadora que seu som é bom: “Se você tem que convencer qualquer um de que o que você faz vale a pena, então você já foi derrotado”. O Obits tem apenas uma reclamação contra a Sub Pop: “Eles nos prometeram que ficaríamos ricos. E nós continuamos bravos quanto a isso”.

Edkins não acredita que eles tenham menos liberdades que um artista independente. “Nós gravamos nosso disco com nenhuma influência externa. Nós não temos empresário, controlamos tudo. Nossa gravadora não mexe na música que fazemos”. O METZ, antes de assinar com a Sub Pop em 2012, lançou três singles por uma gravadora independente de Toronto.

METZ

METZ

Pra você que tem uma banda e quer assinar com uma gravadora, Sohrab dá a dica de “avaliar cada oportunidade individualmente para ter certeza que será justo para todos envolvidos. O que é a mesma coisa que dizer, ‘Divirta-se e não seja um idiota!'”.

E para as bandas que já assinaram com uma gravadora e querem saber com se relacionar melhor com ela – afinal, será um relacionamento longo -, Edkins dá três dicas: “Não concorde com nada que deixe você desconfortável. Sempre faça a música que você ama. Contrate um advogado”.

Tags:, , , , ,

06/05/2014

Revista NOIZE

Revista NOIZE