O Capital Cities, uma das bandas mais promissoras da atual cena indie de Los Angeles, já colocava a sua cara a tapa em 2011, dois anos antes de lançar o seu primeiro trabalho de estúdio. Pouca gente sabia, mas era uma música de Ryan Merchant e Sebu Simonian que rolava ao fundo de um comercial de TV na Alemanha e de uma propaganda do HBO nos Estados Unidos.
Como não poderia de ser diferente, a animada “Safe and Sound” não precisou de muito para estourar também nas pistas de danças de todo o mundo. Com o seu nome em evidência e um contrato assinado com a Universal Music, o Capital Cities parte em 2014 para o maior desafio de sua carreira. A banda precisa mostrar que o álbum “In a Tidal Wave of Mystery” não é de um hit só e que pode durar mais do que um verão.
Ryan Merchant atendeu a ligação da NOIZE para uma conversa aberta sobre música, sucesso, Brasil e Lollapalooza, festival que o Capital Cities participará em São Paulo.
O Capital Cities foi formado depois de um anúncio no Craigslist. Qual é a maior dificuldade em encontrar um parceiro para trabalhar com música?
Isso depende muito. Falo isso porque eu tive muita sorte em encontrar um parceiro muito talentoso, que é o Sebu Simonian. Ele é um produtor com uma mente muito aberta, que entende o que uma parceria significa. Um dos maiores desafios quando se trabalha com alguém é não deixar que o seu ego influencie tanto nas suas decisões e que interfira nas ideias que o seu parceiro pode ter. Por isso, eu acho que a grande dificuldade é encontrar alguém que não tenha medo de dizer que a sua ideia é melhor que a dele, ou que a dele é melhor que a sua. Uma parceria só existe quando duas cabeças pensam e trabalham juntos, criando algo melhor do que se fosse você trabalhando sozinho em casa.
“Safe and Sound”, música de abertura do primeiro disco de vocês, é sucesso nas pistas do mundo inteiro. Qual é a fórmula para se fazer um hit?
Eu não faço a mínima qual seja essa fórmula (risos). Na verdade, eu nem sei se existe uma. Eu falo isso porque se você olhar as paradas, vai reparar que as músicas que estão lá até repetem algumas melodias e estruturas de letra, mas nem todas acabam conquistando o mesmo prestígio e o mesmo reconhecimento. Para mim, é como se existisse um outro elemento, que a gente não consegue perceber, mas que causa um verdadeiro impacto sobre as pessoas. Eu acho que isso um hit surge inesperadamente. Isso que faz da música algo tão interessante.
Uma das coisas mais legais de “Safe and Sound” é o seu videoclipe. Vocês sempre souberam e gostaram de dançar, ou vocês precisam fazer aulas e aprender?
“Safe and Sound” é uma música pop, mas não possui uma letra muito divertida. Portanto, nós tentamos fazer um vídeo que compensasse isso, mas do nosso jeito. Eu e o Sebu fizemos um curso intensivo de dança, que durou uma semana e meia, antes de começarmos a gravar o clipe. A verdade é que nós treinamos bastante, porque por mais que nós gostemos de dançar, nunca fizemos isso juntos, ainda mais do jeito que aparece no vídeo. Nós tivemos que nos doar bastante ficasse legal, o que valoriza (e muito) o resultado. Nós ficamos muito contentes com o vídeo e eu até acho que danço melhor agora (risos).
O Capital Cities é uma das atrações do Lollapalooza Brasil. O que vocês estão planejando para esse primeiro show por aqui?
Eu ainda não sei como iremos montar o nosso set. Nós devemos ir para aí tocando melhor e com algumas músicas soando de maneira diferente. Então, vamos deixar para planejar a nossa apresentação mais além. A única coisa certa é que queremos fazer um grande show, de muita energia, para que todo mundo passa dançar, mesmo em um festival tão rock’n’roll como o Lollapalooza.
Por falar no Brasil, a capa de “In a Tidal Wave of Mystery” foi feita pelo artista brasileiro João Lauro Fonte. Como vocês se conheceram?
Nós conhecemos o João pela internet. A gente encontrou o trabalho dele num site que vendia camisetas e ficamos realmente surpresos com as estampas que ele tinha criado. Nós adoramos tudo o que vimos e convidamos ele para fazer a capa do single de “Safe and Sound”. No meio do ano, entramos em contat com o João novamente e perguntamos se ele estaria interessado em fazer também a arte do nosso primeiro álbum. Ele foi a primeira pessoa em que pensamos para o trabalho, porque ele tem ideias incríveis e é muito talentoso. Eles nos mandou três ideias para a capa de “In a Tidal Wave of Mystery”e foi muito difícil escolher uma. Ele conseguiu criar desenhos que tinham uma conexão incrível com o Capital Cities.