Ultramen chama Jorjão e Fredi Chernobyl para revival

13/06/2011

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Avatar photo

Por: Revista NOIZE

Fotos:

13/06/2011

Com trabalhos encerrados em 2008, a Ultramen deixou órfãos muitos fãs não só do Rio Grande do Sul, sua terra natal, mas do Brasil inteiro. Gente como Falcão (O Rappa) e Marcelo D2, fãs confessos, já têm, no entanto, motivos para comemorar. É que a banda resolveu dar um tempo das férias e subir ao palco do Opinião, no dia 11 de julho, para uma revival. Só que, com alguns dos ex-integrantes tocando outros projetos, a Ultramen precisou reformular sua formação. O vocalista Tonho Crocco e o guitarrista Júlio Porto deram lugar a Jorjão e Fredi “Chernobyl” Endres, velhos conhecidos da banda. Conversamos com o baixista Pedro Porto, que contou um pouco mais sobre esta reunião tão aguardada.

*

Como e por que surgiu a ideia de reunir a banda novamente?
Essa ideia já existe há algum tempo. Inclusive, já fizemos algumas tentativas, mas não deram em nada porque nem todos estavam disponíveis. O Júlio Porto morando em Londres, Malásia em São Paulo e o Tonho Crocco focado na sua carreira solo. E não tínhamos vontade de tocar com a banda muito descaraterizada, mas sempre que nós (eu, Zé Darcy, Marcito, Leo Boff e DJ Anderson) nos encontrávamos, o assunto era sempre o mesmo: a vontade de nos reunirmos para tocar as músicas da banda. Ao mesmo tempo, tem muita cobrança dos fãs. Muita gente sente falta dos shows da Ultramen. Então, resolvemos que valia a pena juntar aqueles da banda que estavam a fim de tocar e fazer alguns shows.

Qual vai ser a formação da banda nesses shows?
Eu no baixo, Zé Darcy na bateria, DJ Anderson nas pick ups, Leonardo Boff nos teclados, Marcito e Malásia (que topou vir de São Paulo especialmente para este show) na percussão, Jorjão (Black Master, Tributo Tim Maia) nos vocais e Fredi “Chernobyl” Endres (Comunidade Nin-Jitsu) na guitarra.

Podemos considerar esta uma volta da Ultramen ou é apenas um projeto especial?
A ideia é fazer alguns shows. Ter o prazer de tocar as músicas que compusemos juntos. Para nós e para os fãs. Não estamos vendo como uma volta.

Alguns integrantes foram substituídos. Por que e como foi feita a escolha dos substitutos?
Substituir o Tonho e o Júlio não é tarefa fácil. São dois músicos excepcionais, além de serem a cara da banda. Claro que ninguém quer se arriscar a fazer merda e sujar a credibilidade que conquistamos ao longo de todos esses anos. Ou fazemos muito bem feito ou nem começamos. Tínhamos de achar alguém com qualidade e versatilidade. Então, convidamos o Jorjão e o Fredi. O primeiro já tinha cantado com a gente em várias situações: fez backing vocals em gravações, participou do Acústico MTV, substituiu o Tonho no projeto Ultramanos, sem falar que é um vocalista sensacional, principalmente quando o assunto é black music. O Fredi é nosso brother desde os primórdios na Osvaldo Aranha (rua do bairro Bom Fim, ponto da boemia dos anos 80 e 90). Já substituiu o Júlio em alguns shows. Eu já toquei com ele em várias situações: shows da Comunidade, bandas cover e até no casamento do Marcito. E ele tem a versatilidade musical que é o mais complicado na Ultramen. Sabe ir do reggae ao metal tranquilamente. Baita guitarrista.

Como tem sido o reencontro entre vocês? Está sendo divertido?
A gente já fez quatro ou cinco ensaios no estúdio do Viça Guedes. Alguns foram gravados. Está sendo muito afudê. As músicas foram fluindo com muita naturalidade. Mais fácil do que a gente imaginava. Claro que não soa exatamente como Ultramen. É “Ultramen com Jorjão e Fredi”! Isso é muito legal, porque realmente soa como a Ultramen somada à personalidade dos dois.

E a repercussão, como tem sido? Além de mim, mais alguém ficou megaemocionado com a volta?
Todo mundo fica feliz com a notícia. Como eu disse, a cobrança dos fãs vinha sendo bem forte. Tem gente que estranha o fato do Tonho e do Júlio não estarem presentes no projeto, o que é compreensível. Mas quem conferiu os vídeos dos ensaios no Youtube, gostou muito. Está soando bem mesmo.

Abaixo, você confere alguns clássicos by Ultramen com Jorão e Fredi.

Tags:, , , , ,

13/06/2011

Avatar photo

Revista NOIZE