5 fatos para conhecer a força de “Prece”, novo álbum de Luiza Brina

06/03/2025

Powered by WP Bannerize

Avatar photo

Por: Erick Bonder

Fotos: Revista NOIZE

06/03/2025

Prece é um dos discos mais relevantes de 2024. As “orações” (nome que Luiza Brina deu às suas composições) foram criadas ao longo de quase uma década e carregam em si uma série de influências. O trabalho promove diálogos entre o congado mineiro, a percussividade cubana, o barroco católico e a música latino-americana. 

Luiza Brina: “Prece não é um disco religioso”


Com participações de peso, como Iara Rennó, Silvana Estrada, Maurício Tizumba, Sérgio Pererê e Rainha Isabel Casimira, o quarto álbum da compositora foi aclamado pela crítica nacional e internacional, sendo reconhecido pela APCA e pela rádio americana NPR. 

Neste mês, Prece chega ao NRC+ em edição especial com LP azul translúcido acompanhado por um fanzine com conteúdos inéditos e cartas de orações ilustradas.

Abaixo, listamos 5 motivos pelos quais você não deve perder a oportunidade de ter essa pérola da música contemporânea na sua coleção.

*


1. Composições impactantes

As canções batizadas de “orações” foram compostas ao longo de anos como exercícios de autoconhecimento.  Para somar na composição, a artista contou com a ajuda de Thiago Amud, Julia Blanco, Luizga, Vovô Bebê e Sérgio Pererê.

2. Participações especiais

O trabalho conta com colaborações diversas: a mexicana Silvana Estrada, a paulistana Iara Rennó, os conterrâneos Maurício Tizumba e Sérgio Pererê, e Rainha Isabel Casimira, figura importante do congado mineiro.


3. Musicalidade ímpar

A produção do disco une a orquestra formada por 19 instrumentistas mineiras, aos processamentos eletrônicos de Charles Tixier e os tambores de José Izquierdo. As canções propõe, em sua ambientação, uma imersão ritualística ao ouvinte.

4. Elogiado pela crítica

O disco foi considerado um dos 50 melhores discos de 2024 pela APCA, a Associação Paulista de Críticos de Arte, e também pela rádio norte-americana NPR, além de arrancar elogios de Esperanza Spalding, que declarou ver Prece como “uma das coisas mais empolgantes que ouviu nos últimos tempos”.

5. Diálogo latino-americano

As músicas criam conexões entre o congado mineiro e a percussividade afro-cubana, a cultura sacra mineira e as religiões de matriz africana.

Tags:, ,

06/03/2025

Avatar photo

Erick Bonder